quarta-feira, 23 de maio de 2012

UFU promove audiência pública sobre a criação do Centro Cultural em Uberlândia

Há dois meses um grupo de professores e técnicos de diferentes áreas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) discute o desenho de um Centro Cultural que será instalado na antiga reitoria da instituição, na rua Duque de Caxias, no centro de Uberlândia.

No dia 29 de maio (terça-feira), é o momento de ampliar o debate para toda a comunidade de Uberlândia. Será realizada uma audiência pública, no Center Convention, a partir das 19 horas. Aqueles que participarem da audiência também assistirão ao show comemorativo dos 50 anos de carreira do músico mineiro Milton Nascimento.

Apesar de gratuito, os 3,2 mil convites disponibilizados para o evento já se esgotaram.

Centro Cultural UFU

O Centro Cultural vem para suprir a carência de espaços e ações no campo da cultura na cidade, aumentando as possibilidades de aproximação da comunidade com a universidade, além de contribuir para que Uberlândia se constitua como polo cultural. O objetivo é criar um equipamento cultural de referência na cidade e na região.

O projeto inicial, elaborado pela equipe interdisciplinar da UFU, inclui os seguintes espaços e usos:

Museus: Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu de Arqueologia e Etnografia, Anexo do Museu Biodiversidade

Espaços expositivos: Espaços para exposições temporárias e temáticas, que possa ser utilizado por diversas áreas

Teatro de porte médio: Palco italiano, com condições adequadas para apresentação, e platéia com capacidade entre 400 e 500 lugares

Auditórios multiusos: Espaços de apresentação modulares (arquibancadas móveis) e salas para realização de oficinas

Sala de cinema de arte

Espaço de convivência: Restaurante, livraria, café e lojas

Estúdio de audiovisual

Biblioteca: Um espaço mais informal, voltado para a leitura, com acervo para pessoas com deficiência visual/auditiva, e-books, internet, terminais de consulta, biblioteca de artes e biblioteca de vizinhança

A proposta do Centro Cultural foi debatida entre os produtores culturais de Uberlândia na última sexta-feira, 18 de maio, em um evento realizado na reitoria, no campus Santa Mônica, ocasião em que os participantes puderam contribuir com idéias para aprimorar o projeto e sugerir formas de apropriação pela população local. Na audiência pública, será a vez de toda a cidade de Uberlândia poder colaborar na definição dos usos e formatos do espaço.

O evento é patrocinado pela Petrobras. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail centroculturalufu@gmail.com.

Fonte: Maitê Gugel/UFU
Imagem: UFU

Nenhum comentário: