quarta-feira, 16 de maio de 2012

Espetáculo “Memorial de Silêncios e Margaridas”

Nos regimes ditatoriais instaurados na segunda metade do século XX em diversos países latino-americanos, as vozes dissidentes eram caladas com dor, crueldade e sofrimento. São essas histórias que o espetáculo “Memorial de Silêncios e Margaridas”, com direção de Mara Leal e atuação de Narciso Telles, professores do curso de Teatro da UFU, busca resgatar. A peça estará em cartaz nos dias 18, 19 e 20 de maio, às 20h, na Escola Livre do Grupontapé, na Rua Tupaciguára, 471, Ns. Aparecida. Os ingressos custam RS 14 (inteira) e R$ 7 (meia).

A peça é uma iniciativa do Coletivo Teatro da Margem, fundado em 2007 a partir do projeto de pesquisa docente de Narciso Telles no Curso de Teatro da UFU. O projeto trabalha com os viewpoints (princípios do movimento através do tempo e do espaço) e a composição como procedimentos de criação de espetáculos e performances. O coletivo já realizou os espetáculos “Canoeiros da Alma”, “A Saga no Sertão da Farinha Podre” e “Elas num tempo irrompido”.

“Memorial de Silêncios e Margaridas” aciona como material de composição os escritos de Eduardo Galeano e narrativas de torturados e torturadores dos anos de chumbo no Brasil. “O espetáculo reconstrói a memória social deste período histórico, evocando vozes e silêncios”, acrescenta o professor Narciso.

Fonte: Maitê Gurgel/UFU
Imagem: UFU

Nenhum comentário: