segunda-feira, 14 de maio de 2012

Museu Municipal é reaberto após reforma

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) preparou para este mês a realização de diversas atividades para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18/05).

“A Prefeitura de Uberlândia sempre elabora uma programação especial para festejar a data em sintonia com a celebração que ocorre em todo o país. Para nós é uma satisfação organizar esse evento que resgata a importância dos museus na preservação da nossa história”, afirmou a administradora do Museu Municipal, Thaís Tormin Porto Arantes.

Para celebrar a importante data, no dia 16 de maio, às 19h30, serão reabertos, após reforma e restauro, o Museu Municipal e o Coreto, que integram o conjunto urbanístico da Praça Clarimundo Carneiro. Novas exposições foram preparadas para a reabertura do museu, incluindo uma sala pedagógica para desenvolvimento de atividades educativas.

No dia 18 de maio, às 7h, será o lançamento dos projetos “Na minha casa se faz assim” e “Receitas de família”, na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, bairro Morumbi. O artista plástico Marcos Henrique Silva e a historiadora Maria Regina Ribeiro Gonçalves falarão aos alunos sobre as tradições culturais passadas de geração em geração. O projeto “Na minha casa se faz assim” ensinará receitas tradicionais de remédios caseiros, comumente difundidos entre as famílias. E no “Receitas de família”, cada criança levará receitas culinárias para passar aos demais colegas. Em ambos os projetos, o objetivo é valorizar a cultura familiar e tradicional. Ações como uma horta orgânica nas escolas, serão desenvolvidas e acompanhadas no decorrer do ano

No período de 16 a 30 de maio, escolas da rede pública e privada poderão agendar atividades na sala pedagógica do Museu Municipal, pelo telefone 3214-0068.

História do Museu

O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões, na praça Clarimundo Carneiro, e foi tombado pelo Patrimônio Histórico do município em 1985. Construído em 1917, foi restaurado em 1995 e adequado internamente para abrigar o Museu Municipal. Nesse espaço, acontecem as exposições que tem por foco a história local.

O Museu possui ainda uma reserva técnica que funciona no seu anexo, responsável pela guarda do acervo, avaliação de novas peças e recuperação e/ou restauração de objetos e documentos. Também é responsável pela pesquisa e concepção das exposições que acontecem no museu sede.

Endereço:
Praça: Clarimundo Carneiro, 67, Fundinho
Telefones: (34) 3214-0068

Horários de funcionamento:
Segunda a sexta, das 8h às 18h
2º sábado do mês, das 16h às 20h

Fonte: Secom/PMU
Imagem: Daniel Nunes/PMU

Nenhum comentário: