sexta-feira, 25 de maio de 2012

“Mulheres Malqueridas”, o lado tóxico do amor

Ao longo do século XX, o sexo feminino conquistou seu espaço em diversos territórios antes inimagináveis: o direito ao voto, a independência financeira e a escolha própria de seu futuro marido. Porém, é justamente nesse último quesito que a mulher moderna insiste em derrapar: o homem que escolhe para sua vida! Após analisar durante anos as inúmeras amantes que sofrem com um “mau amor”, a venezuelana Mariela Michelena publicou Mulheres Malqueridas, que chega ao Brasil pela editora Saberes.

A obra traça o perfil de mulheres que, embora sejam extraordinárias e bem sucedidas em todas as outras áreas da vida, estão presas a relacionamentos doentios e destrutivos, que as consomem emocional e psicologicamente. Análise que foge do paradigma da “baixa autoestima” ou de que “não se ama o suficiente”.

“É possível que, sem saber, inclusive, se ame em excesso e se sinta, no fundo, tão forte e tão poderosa a ponto de ser capaz de salvar, por amor, todas as dificuldades que se apresentem no caminho, embora no empenho deixe o sangue à pele”, explica Michelena em um das passagens do livro.

É claro que, a princípio, ninguém está disposto a sofrer por amor, mas ao mesmo tempo ninguém está vacinado contra a entrega incondicional e os estragos da paixão. A autora pôde comprovar as características das “malqueridas” através de histórias que escutou de suas próprias pacientes. Elas oferecem ao companheiro um amor maternal, são fiéis, submissas, intermitentes, idealizadoras e dissimuladas. 

Segundo a autora, o recomendável para uma mulher é embarcar numa relação de igualdade, em que ambos têm sua autonomia. Às vezes, ela aguenta, mima e cede tanto, que o homem não tem nem ideia de que está maltratando-a, amando-a mal. Nessas horas, é papel dela mesma dizer: "paro por aqui".

Todas essas propriedades são comentadas e explicadas nos 17 capítulos deste livro, escritos com base em conceitos de psicanálise que visam estabelecer um diagnóstico para esse tipo de degradação pessoal. É um livro que, além de dar respostas, permite à leitora fazer mais perguntas reflexivas para si.

Ficha técnica

Páginas: 360
Dimensões: 21x15 cm
ISBN: 978-85-62844-19-5
Preço: R$39,90


Sobre a autora:

Mariela Michelena nasceu em Caracas, onde se licenciou em psicologia na Universidade Católica Andrés Bello (UCAB). É psicanalista e professora da Asociación Psicoanalítica de Madrid, (APM) e membro titular da International Psychoanalytical Association (IPA). Atualmente exerce atividade clínica em seu consultório particular em Madrid e é professora de pós-graduação em Psicanálise de Crianças e Adolescentes.

É conhecida por seu trabalho de divulgação da psicanálise por meio de sua intensa atividade como palestrante na Espanha e na América Latina.

Livros publicados: Un año para toda la vida; Saber y no saber: curiosidade sexual infantil; e Na noite passada eu sonhei que tinha peito. Seus livros foram traduzidos para o tcheco, o francês e o português.

Fonte: Lilian Comunica
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: