quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os Vingadores: filme promete e cumpre


O filme mais esperado do ano (mais até do que o final da trilogia Batman) não decepciona. Os Vingadores é exatamente aquilo que se propõe a ser: um filme de heróis, com muita ação, alguma comédia, muitos efeitos especiais, uma constelação no elenco e diversão. Sem nenhuma vinculação com a realidade, a única coisa de verdade é a cidade de Nova York. De resto, é pura ficção.

Mas vamos às considerações sobre o longa. Primeiro, analisemos o uniforme do Capitão América. Aquele capuz dele ficou simplesmente ridículo. Depois que os produtores acertaram no filme solo do herói, escolhendo um capacete estilizado, desta vez a história foi diferente. Os momentos em que se pode levar à sério o personagem é quando ele está de “cara limpa”. Mas a leveza aplicada ao Capitão no longa solo é mantida, bem diferente dos quadrinhos, já que Steve Rogers é chato pra c... Quase ninguém que convive com ele o suporta.

Por outro lado, o Homem de Ferro continua o playboy cínico e convencido de sempre, muitíssimo bem interpretado por Robert Downey Jr. O poderio de fogo da armadura é testado durante toda a história. Mas o que mais chama a atenção é maneira que Tony Stark veste e despe a roupa. Cada vez fica mais interessante.

O universo da Viúva Negra é mais abordado, apesar de nenhum dos personagens ser aprofundado. Nem poderia ser diferente, já que cada um deles vale um filme solo, mesmo aqueles que usaram o chapéu de outros, como é justamente o caso de Natasha com o Homem de Ferro, e do Gavião Arqueiro no filme do Thor. Viúva e Gavião, inclusive, parecem ter um passado juntos.

O vilão da história é Loki, irmão adotivo de Thor, mas o reino de Asgard não aparece. Também não se explica como Thor volta à Terra depois que a Ponte do Arco-Íris foi destruída. A rivalidade existente nos quadrinhos entre o Deus do Trovão e Hulk não poderia ficar de fora. Inclusive, o que mais tem é guerrinhas internas, egos inflados, ânimos exaltados, o que leva a muitos conflitos entre os heróis. Demora um tempo até que se acertem. Falando em Hulk, não há dúvidas de que ele é o mais forte de todos. E o cara bota pra quebrar.

Enfim, o roteiro é leve e a abordagem dos personagens superficial. O grupo é levado em consideração prioritariamente. Tanto que, para aprofundar no universo de cada personagem, outros filmes solo serão produzidos. Os Vingadores é um verdadeiro desfile de cores, sons, efeitos, ação e piadinha sarcásticas. Bem juvenil. E imperdível.

Imagens: navegandonaweb.com
cinelogin.com.br

Nenhum comentário: