quinta-feira, 3 de maio de 2012

Edição de maio do Cineclube Cultura traz mistura de artes plásticas e visuais

 As cores e traços das obras de arte, bem como a inventividade dos artistas de todas as gerações são fonte de inspiração para a sétima arte. Transferidas de uma tela de tecido para uma de projeção, as pinturas podem servir para dar forma e estrutura a um filme, enriquecer o cenário, inspirar diretores de fotografia ou arte, acentuar a dramatização de uma cena ou contribuir para a formação de uma atmosfera que remeta a outras épocas.
Para reforçar a importância desta contribuição das artes plásticas às visuais, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) apresenta na edição de maio do Cineclube Cultura a mostra “Cinema e Pintura”, com longas que remetem a esta mistura.
A partir do dia 12, o público poderá conferir produções gratuitamente, a partir das 20h, na Sala Roberto Rezende, na Oficina Cultural. As exibições são sempre aos finais de semana. Confira a programação:

Ronda da Noite

Neste sábado (12), a película “Ronda da Noite” (Nightwatching – Canadá, França, Grã-Bretanha, Holanda e Polônia/2007, cor, 132 min) será projetada. Dirigido por Peter Greenaway, o longa retrata a vida do pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669). Em 1642, quando Amsterdã é considerada a cidade mais rica do mundo ocidental, ele deixa de ser uma personalidade pobre e desacreditada e passa a ser uma celebridade endinheirada e respeitada. Tudo começa quando o pintor dá ouvidos à sua mulher Saskia e decide, relutantemente, criar um retrato da Milícia dos Mosqueteiros (chamado posteriormente de “A Ronda da Noite”). Ao produzir a peça, descobre uma conspiração dos mercadores locais, com objetivos financeiros e de conquista de poderes particulares. Neste ínterim, esbarra em um homicídio atroz. Determinado a expor os culpados e o lado desagradável da época de ouro da sociedade holandesa, Rembrandt constrói sua meticulosa acusação sob forma de uma pintura encomendada.

Séraphine

No domingo (13), um dos longas dirigidos por Martin Provost será apresentado na Oficina Cultural. “Séraphine” (Séraphine – França e Bélgica/2008, cor, 125 min), ganhador da 34° edição do prêmio César de Cinema, conta a história de Séraphine Louis (1864-1942), uma das mais notórias expoentes do estilo proposto pelos “primitivos modernos”. Em 1914, pouco antes da eclosão da 1ª Guerra Mundial, é empregada de madame Duphot, na cidade francesa de Senlis. Enquanto esfrega vigorosamente o chão de uma das casas da patroa, conhece o novo inquilino do lugar: Wilhelm Uhde, um crítico de arte alemão. Ele descobre – acidentalmente – o talento de Séraphine, uma mulher de 48 anos, sem muita instrução e considerada louca em seu vilarejo. Com o tempo, as telas da ex-pastora e dona-de-casa começam a revelar a instabilidade emocional de uma pintora que entra no mundo da arte e conhece o sucesso e fortuna.

Confira a programação:

O quê: Cineclube Cultura - “Cinema e Pintura”
Quando: Às 20h dos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de maio
Onde: Sala Roberto Rezende - Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada gratuita

Programação:

*Sábado (12)
Filme: Ronda da Noite” (Nightwatching – Canadá, França, Grã-Bretanha, Holanda e Polônia/2007, cor, 132 min)
Direção: Peter Greenaway
Elenco: Martin Freeman, Emily Holmes, Eva Birthistle

*Domingo (13)
Filme: Séraphine” (Séraphine – França e Bélgica/2008, cor, 125 min)
Direção: Martin Provost
Elenco: Yolande Moreau, Ullrich Tukur

*Sábado (19)
Curta: Crônicas da França – Van Gogh” (Les Chroniques de France – “Van Gogh” – França/1965, p/b, 6min)
Direção: Maurice Pialat

Filme: Van Gogh” (Van Gogh – França /1991, cor, 158 min)
Direção: Maurice Pialat
Elenco: Jacques Dutronc, Alexandra London, Bernard Le Coq

*Domingo (20)
Documentário: O Mistério de Picasso” (Le Mystère Picasso – França /1956, p/b, 78 min)
Direção: Henri-Georges Clouzot

*Sábado (26)
Filme: O Moinho e a Cruz” (The Mill and the Cross – Polônia e Suécia/2011, cor, 92min)
Direção: Lech Majewski
Elenco: Rutger Hauer, Charlotte Rampling, Michael York

*Sábado (27)
Filme: Excesso e Punição” (Egon Schiele - Exzesse – Alemanha, França e Áustria/1981, cor, 95min)
Direção: Herbert Vesely
Elenco: Mathieu Carrièrre, Jane Birkin, Christine Kaufmann

Fonte: Secom/PMU
Imagens:  califadosfilmes.blogspot.com
minhanetmix.blogspot.com

Nenhum comentário: