domingo, 13 de maio de 2012

Os últimos soldados da Guerra Fria

Fernando Morais é um militante de esquerda. Mas antes disso, ele é jornalista e escritor. Justamente por isso, o livro “Os últimos soldados da Guerra Fria” não me parece suspeito. Toda a história relatada no livro é baseada em documentos oficiais e relatos dos personagens devidamente checados e posteriormente arquivados.

Nada veio da imaginação do escritor, a não ser a formatação do livro e a prosa com que são contadas as peripécias da Rede Vespa, uma rede de espiões cubanos infiltrados em organizações de extrema direita sediadas em Miami, há poucos quilômetros da costa cubana.

Não vou entrar no mérito da questão. A Revolução Cubana teve erros e acertos e os continua tendo. Não quero aqui justificar qualquer ato anti-democrático, seja co governo cubano, seja da oposição. Pelo contrário: a partir do Golpe de 64, a esquerda brasileira levantou armas contra a ditadura, sequestrou inimigos, combateu as forças governistas e houve sangue. Mais sangue dos inimigos do Estado do que dos aliados da Ditadura.

Entretanto não houve terrorismo por parte da esquerda. Diferentemente da oposição cubana, que financiava e orquestrava ataques terroristas, não contra o líder e ditador Fidel Castro – que era muito bem protegido, mas contra turistas que visitavam a ilha, a fim de desestabilizar a economia cubana.

E é isso o que conta o livro. O fim da história não é segredo para ninguém , já que os fatos são reais. O legal é saber como aconteceu, os detalhes das operações, o momento da prisão dos espiões, as crises e tensões por quais os governos passavam, de que forma os ataques terroristas contra Havana eram arquitetados e executados, os personagens envolvidos.

E na narração de tudo isso tem a habilidade de Fernando Morais, que já nos prendeu narrando “Olga”. Aliás, esse livro também é digno de ser um filme, e dos bons. A trama tem de tudo: drama, política, ação, romance, suspense e até comédia. Bem a vida real como conhecemos. Só que para os lados do Caribe e do Tio Sam.

Imagem: blogdacompanhia.com.br

Nenhum comentário: