quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A importância do jornalista na Comunicação Empresarial Interna


As ações de comunicação interna em uma empresa refletem em resultados, lucros, ambiente, metas. Parece que o mercado já sabe disso. O que o mercado ainda não descobriu é a importância do jornalista trabalhando na equipe de comunicação.

Muitos optam por contratar marqueteiros, publicitários, ou mesmo, montam uma equipe de comunicação com a mão de obra disponível em seu quadro de funcionários. Ou seja, não há um investimento real na contratação de profissionais com o perfil adequado. Não que os profissionais da propaganda devam ficar de fora. Muito pelo contrário.

Uma equipe realmente preparada para lidar bem com a informação, afim de melhorar a comunicação interna em uma empresa, deve ser composta de profissionais de diversas áreas. Recursos humanos, publicidade, jornalismo. Todos juntos, em uma equipe multidisciplinar, por uma comunicabilidade fácil, fidedigna, correta.

A maneira de ser do jornalista em seu trabalho é fundamental para a informação confiável, o ponto de partida da comunicação. As ações de Endomarketing, tão comuns em diversas empresas, são apenas dinheiro gasto com camuflagem da realidade do ponto de vista de ambiente de trabalho, se não tratarem a informação como o seu bem mais precioso.

Uma ação correta de Endomarketing deve focar na qualidade da informação. Com colaboradores bem informados, sobre o quê fazer, como fazer, porquê fazer, aonde fazer, quando fazer e quem é o melhor para fazer determinadas tarefas, trabalha mais satisfeito, com mais segurança.

Não é à toa, nem coincidência, que as perguntas acima formam o chamado “lead” jornalístico. E o lead cabe na comunicação interna. Aliás, ele é básico em qualquer informação de qualidade. E pensando nisso, o mercado deve valorizar o jornalista como um colaborador imprescindível para a comunicação interna. Ainda não é o que acontece, mas é algo que está mudando gradativamente.

Imagem: anakatiapaixao.blogspot.com

Um comentário:

Aderlane Lima disse...

Concordo que as empresas precisam investir em comunicação empresarial, porém quero acrescentar a importancia de um profissional que cuida não só da comunicação interna, mas de todos os públicos e principalmente da imagem e do negócio da empresa, ou seja, o quanto dessas ações podem dar resultados e lucros.

Aderlane Lima.