quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Minas Negras - série 1: Congado de Uberlândia


A partir do próximo sábado (06), quem passar pela Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal poderá conferir “Minas Negras – Série 1: Congado de Uberlândia”, exposição de fotos clicadas pelo fotógrafo Paulo Franco. A mostra estará aberta à visitação até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e tem entrada é gratuita. A abertura será nesta sexta-feira (05), às 20h.

As imagens foram feitas entre 2008 e 2009, quando o artista fotografou integrantes dos ternos de Congado de Uberlândia. “São protagonistas da mais fecunda manifestação cultural desta cidade, que remonta 1876. Esta exposição é uma homenagem aos esforços desta gente afro-mineira, que todos os anos nos presenteia com este inestimável patrimônio imaterial que é o Congado”, disse Paulo Franco.

Sobre o artista

Paulo Franco é graduado em Física, especializado em Economia da Tecnologia, mestre em Economia e professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Começou a fotografar em 1965, com uma câmera Kapsa (ponto vermelho) e logo passou a fazer seus cliques com uma Yashica Mat LM. Em 1987, participou de um curso de fotografia na Associação Brasileira de Arte Fotográfica (Abaf), no Rio de Janeiro. É o criador e primeiro presidente do Fotoclube de Uberlândia e diz ser fotógrafo porque não consegue deixar de fotografar.

Exposição “Minas Negras – Série 1: Congado de Uberlândia”, do fotógrafo Paulo Franco
Na Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal
Abertura: 5 de novembro, às 20h
De 6 a 30 de novembro, das 12 às 18h

Fonte: Secom/PMU/Janaína Sorna

Nenhum comentário: