quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista sobre Jornalismo Empresarial com o jornalista Sílvio Azevedo


Sílvio Azevedo é jornalista formado pela Unitri – Centro Universitário do Triângulo – no ano de 2007. Trabalha como Web Writer no portal de conteúdo Uipi!, da TV Vitoriosa, afiliada ao SBT. Neste bate-papo, ele fala sobre o Jornalismo Empresarial, o papel do jornalista na área de comunicação das empresas.

Por Ronaldo Pedroso

Alternativa: qual a sua experiência em empresas?

Sílvio: trabalhei por quase três anos no departamento de marketing da Unimed. Fazíamos o trabalho de endomarketing na cooperativa e éramos uma ponte entre a Unimed e a empresa de assessoria contratada. Depois trabalhei nove meses na Futel (PMU), como assessor de imprensa.

Alternativa: quais eram as ferramentas que você utilizava para a comunicação tanto interna quanto externa?

Sílvio: no endomarketing tentávamos humanizar o trabalho da empresa para o funcionário através de cartazes, intranet, folhetos, tudo para deixar o colaborador mais a vontade, de uma forma divertida, mas sem apelar... Na Futel era sempre bate papo com produções e releases via email, além das fotos, claro.

Alternativa: o jornalista tem espaço no mercado empresarial?

Sílvio: claro... Se bem que algumas empresas terceirizam esse trabalho... Mas não deixa de priorizar a área de comunicação, que é quem expõe a empresa e sua marca no mercado. Ou quem apaga o fogo, né...

Alternativa: esse trabalho não é direcionado para publicitários?

Sílvio: não, pois o publicitário tem uma visão e o jornalista outra, semelhantes, mas não iguais... Tanto que nas agencias, quem faz textos publicitários, em grande parte, são jornalistas.

Alternativa: e o mercado está em crescimento?

Sílvio: não posso afirmar que está em crescimento, mas que o mercado local está superaquecido de profissionais, isso é claro...

Alternativa: quero propor uma diferenciação entre público interno e externo.

Sílvio: é simples... O público interno é quem faz a máquina funcionar. Se você tem funcionários motivados, a máquina funciona a todo vapor. Caso contrário, a insatisfação de um contagia o outro.

Alternativa: e o externo? Como sentir se suas ferramentas estão sendo eficazes para esse público?

Sílvio: quando se percebe que a mensagem foi captada e os resultados começam a aparecer: sua marca na mídia, aumento de vendas, visitas, essas coisas. Até quando uma musiquinha mequetrefe começa a ser cantada por todos.

Alternativa: isso tudo é muito parecido com propaganda. Nesse momento, como diferenciar o jornalismo da publicidade?

Sílvio: jornalismo é uma coisa mais notícia, não mercadológica.

Alternativa: mas com efeitos mercadológicos nesse tipo de situação?

Sílvio: assim... Hoje está tudo muito embutido. Quantos releases a gente recebe no Portal (Uipi!) que é pura propaganda, mas com conteúdo, informações.

Alternativa: ok, obrigado, Sílvio.

Sílvio: por nada.

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