quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um pouco mais de Triângulo Music: todas as tribos, uma só voz


Pela primeira vez, o slogan “todas as tribos, uma só voz” foi de fato levado ao pé da letra no maior festival de música do interior mineiro. As atrações da sexta edição do Triângulo Music agruparam os estilos sertanejo, pop/rock, axé, funk. Os artistas se reuniram nos dias 24 e 25 de setembro, no Parque do Sabiá.

No primeiro dia do festival se apresentaram Hori, Jota Quest, João Bosco & Vinicius, Claudia Leitte e a atração regional Ultrassom. Já no sábado, foi a vez de Restart, NX Zero, Ivete Sangalo, Victor & Leo e Perla, que substituiu Mc Sapão com problemas de saúde.

A diversidade de estilos foi a grande diferença desta edição do festival. Os problemas ocorridos em 2009 por conta da Gripe A não se apresentaram neste ano, o que ajudou no sucesso do evento. A confirmação disso foi o investimento na infra-estrutura. Foram disponibilizados camarotes empresariais, camarotes new vip (específico para adolescentes acompanhados), serviço Open Bar, tenda de massoterapia, salão de cabeleireiros, tenda eletrônica.

Fãs alucinados, pais vigilantes

Muitas pessoas esperaram com ansiedade o Triângulo Music 2010. Fãs de todas as partes prestigiaram o festival. Além dos artistas consagrados, existia uma expectativa muito grande em relação a apresentação das bandas Hori e Restart, expoentes da nova geração de fazer pop/rock.

Hori, comandada por Fiuk (filho do ator e cantor Fábio Jr.), abriu o primeiro dia de festival. Depois da atuação de Fiuk na novela teen Malhação, e da música de abertura pertencer à banda, uma enxurrada de fãs adolescentes invadiu um espaço que, até pouco tempo atrás, era reservado para outros, digamos, mais contidos.
É o caso da estudante Andressa Viana, 15 anos, que se emociona quando fala de seus ídolos. “A minha mãe foi comigo, ela não me deixa ir sozinha. Mas o importante é estar lá. Queria ver Restart e vi”. Esse é um dado curioso: devido às atrações voltadas para o público adolescente, o fenômeno foi observado com maior freqüência: pais acompanhando os filhos e sobrinhos.

A enfermeira Patrizza Bispo, 31 anos, foi uma dessas pessoas. “A minha tia pediu para que eu levasse a filha dela, de 16 anos. Eu já queria ir mesmo, então foi um incentivo a mais”, afirmou a enfermeira. Ela ainda conta que gosta de todos os estilos de música. Portanto, para ela, este foi um festival completo.

A estudante secundarista Jéssica de Sá, 16 anos, foi ao Triângulo Music pela segunda vez. “Nem quero saber das outras atrações, eu amo o NX Zero. São eles quem eu queria ver”, suspira a estudante que ainda afirma ter todos os discos da banda, pôsters no quarto, fotos, biografia. Jéssica teve de viajar 170 Km, da cidade de Frutal até Uberlândia, para ver seus ídolos. Como nas últimas edições, deverá haver dezenas de caravanas de outras cidades da região e até de outros estados.

Os fãs coloridos do Restart também compareceram em massa na festa. Último fenômeno pop a despontar na mídia, a banda mistura músicas melodiosas com a jovialidade de seus integrantes. O visual multicor tem influenciado jovens de todo o país e, na segunda noite, isso foi bem mais perceptível: Restart abre a última noite de festa.

Diversidade musical

Para o estudante de jornalismo Raul Neto, a miscelânia de estilos fez uma festa mais completa. “Só não sabíamos como o público irá reagir. Há aqueles que foram para assistir a um tipo específico de música. Muitos deles ficaram durantes os outros shows, contou o estudante, que também é ligado a questões culturais e trabalhou no festival.

É importante lembrar de um triste episódio que marcou a carreira do cantor Lobão. Ele sempre foi roqueiro, e a produção do Rock in Rio, nos anos 80, o colocou na noite de rock pesado. Como era no Rio de Janeiro, o cantor quis fazer algo mais brasileiro, e levou a bateria da escola de samba Mangueira. O público ultrarradical vaiou e não deixou que ele cantasse. Teve de abandonar o show ainda no início.

Mas o público evoluiu, está mais diversificado, mais educado, mais eclético e tolerante. O que houve foi uma mistura bem brasileira. Uma grande festa com todas as tribos se unindo para curtir um fim de semana de muita música.

Imagem: barrildeideias.blogspot.com

Nenhum comentário: