quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A exposição Santos e Estandartes será realizada em Uberlândia


Santos e Estandartes: Erudito e Popular é a nova exposição que está sendo organizada pela curadora Elizabeth Nasser com um tema que apresenta o sincretismo popular religioso e contará com peças e estandartes de 13 artistas plásticos. A exposição poderá ser visitada a partir do dia 13 de novembro na Galeria Elizabeth Nasser, localizada na Rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho.

Destaque para o renomado Marcelo Brant, que apresentará dez estandartes da exposição “Caminho de Todos os Santos”, com motivos católicos, cuja feitura inclui tanto elementos das tradições artesanais mineiras, como fitas e bordados, quanto fragmentos e objetos que remetem à vida contemporânea, como embalagens de produtos e CDs.

A curadora esteve em Teresina (PI) e apresentará obras dos Mestres Santeiros do Piauí, destacando a religiosidade em peças talhadas no cedro de nove mestres daquela região, entre eles: Expedito, Kim, Costinha, Dim, Ribamar das Santinhas, Paquinha, Dico, Júnior e Cornélio.

Compõe a exposição a coleção particular de santos antigos do artista uberabense Hélio Siqueira, que instalará na galeria um altar de artes sacras. Haverá também peças dos artistas Paulo Miranda, Vitória Helena e Darli de Oliveira. A Catedral de Uberaba cedeu, para incrementar o espaço, seus estandartes antigos.

O projeto ainda cumprirá seu papel social beneficiando crianças de escolas públicas e privadas que terão a oportunidade de conhecer, estudar e desenvolver atividades baseadas na Arte Popular – Santos e Estandartes. Na ocasião será oportunizado a eles, além da exposição, palestras e vídeos sobre o tema.

O evento tem o patrocínio da Petrobrás, da Cemig, do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

Mais informações: galeriaelizabethnasser2.blogspot.com
Serviço:
Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular

Programação:
10 de novembro – quarta – Passeata cultural
11 de novembro – quinta – Coquetel de abertura*
12 de novembro – sexta – Sarau*
13 de novembro – sábado – Abertura ao público

* convite especial

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h
Onde: Galeria Elizabeth Nasser - Rua José Aiube, 360 no bairro Fundinho
Informações para a Imprensa: Cristiane Guimarães (34) 9672-7262
Endereço Eletrônico: galeriaelizabethnasser2.blogspot.com

Fonte:Pautas Inn
Imagem: galeriaelizabethnasser2.blogspot.com

Nenhum comentário: