quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Restauração de filmes das décadas de 30 e 40 mostra saga empreendedora de Tubal Vilela da Silva


Parte do acervo de filmes preservados pelo empresário e ex-prefeito de Uberlândia, Tubal Vilela da Silva, foi submetida a minucioso processo de restauração e digitalização. Dois filmes produzidos nas décadas de 30 e 40 revelaram registros históricos de eventos, personalidades e atividades empresariais da cidade.

A proposta de recuperação das películas foi do publicitário Celso Machado que teve patrocínio do Hospital Santa Catarina, por meio de seu diretor administrativo, Paulo Salomão. Os rolos originais dos filmes produzidos em 35 milímetros se encontravam em estado avançado de deterioração e estavam sendo preservados pela empresária e neta de Tubal Vilela, Rosalina Cardoso Vilela.

A exibição de trechos do conteúdo dos filmes aconteceu nesta terça-feira, dia 16, durante a cerimônia de posse do novo presidente da Aciub. A iniciativa foi uma homenagem aos anfitriões do evento e netos de Tubal Vilela, a empresária Rosalina Vilela, que deixou a presidência da entidade e Rogério Nery de Siqueira Silva, eleito para o próximo biênio.

A apresentação das imagens pautou o discurso de autoridades durante a cerimônia. O Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, comentou que, “pelas imagens apresentadas percebe-se a vitalidade e espírito empreendedor do povo de Uberlândia desde aquela época. Este é um ícone que ficará gravado na memória da cidade”.

Rosalina Vilela agradeceu os autores da iniciativa ressaltando a importância do apoio do Hospital Santa Catarina para preservar, segundo ela, o filme mais antigo do qual se tem registro na cidade de Uberlândia. Para Rogério Nery, “é uma benção termos essa gravação e ela ter sido preservada por meio da confiança e do investimento do Dr. Paulo Salomão e da equipe do Hospital Santa Catarina”.

Em um dos rolos, segundo Celso Machado, o estágio de oxidação do filme estava tão avançado que o processo precisou ser feito quadro a quadro. A recuperação do filme mais antigo, produzido nos anos 30, revelou cenas do arquivo pessoal de Tubal Vilela. Imagens da antiga Fábrica de Fósforos Triângulo, pertencente ao empresário, aparecem no filme. Já o material feito na década de 40 é o documentário “Uberlândia Cidade Menina”, produzido com apoio do poder público e preservado por Tubal Vilela.

O objetivo dos idealizadores é exibir os filmes para o grande público em salas de projeção da cidade. Trechos do material também serão mostrados no programa independente de TV a Cabo, Uberlândia de Ontem e Sempre, apresentado por Celso Machado.

Fonte: Gustavo Lazzarini
Assessoria de imprensa HSC
Imagem: skyscrapercity.com

Nenhum comentário: