terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alunos de Jornalismo fazem visita técnica à gráfica


Uma visita técnica foi feita à Gráfica Côrtes pelos alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Faculdade Católica de Uberlândia. A iniciativa foi do professor Daniel Sobreira, da disciplina de Design e aconteceu no dia 23 de outubro.

Recebidos por Viviane Silva Costa, os futuros jornalistas puderam ver, in loco, a produção gráfica de diversos produtos, desde informativos até kits promocionais. A clientela da gráfica é composta, principalmente, por agências de propaganda e a produção é feita em grande escala. O público final é minimamente atendido.

Segundo Viviane, com 25 funcionários divididos em escalas de revezamento, a gráfica trabalhou sem descanso durante o período eleitoral para atender à demanda que se criou, sem deixar de atender bem e no prazo correto seus clientes já fidelizados.

Foram apresentados os três processos básicos: pré-press, impressão e arte-final. Os fotolitos da pré-impressão são terceirizados, mas revelados na própria gráfica. A gráfica possui dois equipamentos de impressão em sistema offset: uma com quatro e outra com duas cores. A arte-final pode ser puramente artesanal, utilizando cola, dobraduras e outras técnicas, bem como pode ser feita com maquinário, dependendo do acabamento.

Os alunos de Jornalismo acharam a visita extremamente válida, por poderem saber um pouco mais sobre diversas técnicas que ajudarão na escolha de possíveis materiais com que trabalharão no mercado de comunicação.

Nenhum comentário: