sábado, 27 de novembro de 2010

Edufu lança livro sobre Goiá premiado pela Funarte


Será lançado no dia 27 de novembro de 2010, pela Edufu (Editora da Universidade Federal de Uberlândia) e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o livro “Negociações de um Sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá no meio artístico sertanejo”, de autoria de Diogo de Souza Brito. Fruto de pesquisa desenvolvida para a conclusão de seu mestrado em História na UFU, a obra sobre o compositor sertanejo Goiá foi agraciada no ano de 2010 com o “Prêmio Funarte de Produção Critica em Música”, do Ministério da Cultura.

O livro Negociações de um sedutor, sem abrir mão de um coerente debate teórico-metodológico, característica central dos textos acadêmicos, tem como diferencial a construção da biografia pessoal e artística do compositor Goiá por meio de uma narrativa criativa e fluída. Com esse propósito os aspectos de sua vida particular e profissional vão sendo apresentados em constante diálogo com as questões teóricas, a produção historiográfica e a pesquisa empírica, alinhavando uma trama que vai cuidadosamente se revelando, sem pressa, ao longo de todo o texto. Entretanto, ao focalizar um compositor não se abre mão de um entendimento da produção musical de forma ampliada, mas busca-se alcançar dimensões mais profundas da história da música popular brasileira.

Dessa perspectiva, o perspicaz uso de uma vasta massa documental permitiu iluminar a temática central da obra: as negociações dos diferentes poderes atuantes no jogo de forças que perpassa a produção musical sertaneja na esfera da indústria cultural.

Cerimônia de lançamento:

Local: Casa da Cultura (Uberlândia)
Data: 27/11/2010
Horário: 20 horas
Endereço: Praça Coronel Carneiro, 89, Bairro Fundinho.

Fonte: Dirco/UFU
Imagem: radiovioladeouro.blogspot.com

Nenhum comentário: