sexta-feira, 8 de junho de 2012

UFU realiza exposição de móveis sustentáveis

Desenvolver, produzir e comercializar móveis em série, ecológicos e de qualidade para a cidade de Uberlândia e região. Este é o objetivo do Projeto “MODU.Lares” realizado pela professora  Viviane dos Guimarães Alvim Nunes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que cursa doutorado no Instituto Politécnico de Milão, na Itália. Algumas peças já estão prontas e vão compor uma Pré-Mostra. A exposição começa nesta terça (05/06) e fica até a próxima sexta-feira no hall do 2º piso do Center Shopping, em Uberlândia. A visitação é gratuita.

O público será convidado a participar de uma pesquisa de opinião que analisa a aceitabilidade e a demanda dos chamados “Móveis ecologicamente corretos e sustentáveis”. Ao final da Pré-Mostra algumas peças serão sorteadas aos participantes do estudo. A Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU e o  Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sindmob) apóiam a iniciativa.

A produção aplica, ao pé da letra, conceitos inteligentes até então desconsiderados pelo setor, como por exemplo, menos desperdício, matéria prima menos tóxica e madeira de boa procedência, extraída de áreas de reflorestamento. Testes ergométricos e de resistência também são feitos ao longo de todo o processo, para garantir que, quando começarem as obras em larga escala, elas sejam, ao mesmo tempo, duráveis e confortáveis.

Todas as peças foram desenvolvidas para reduzir ao máximo o lixo gerado na produção; diminuir o volume dos objetos e com isso facilitar o transporte; evitar o descarte precoce além da garantia de um menor custo para o consumidor, porém mantendo a qualidade.

A Mostra Oficial acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho. Acreditando no objetivo da pesquisa e na iniciativa do projeto, a administração do Center Shopping cedeu gratuitamente o espaço para a exposição. “Isso sem dúvida reforça o valor das parcerias na construção de novos e mais sustentáveis caminhos”, disse Viviane Guimarães, idealizadora do MODU.Lares.

SERVIÇO:

O Que: Mostra de Móveis Sustentáveis
Quando: de 05 a 08 de junho
Horário: das 10h às 22h
Onde: Hall do 2º piso do Center Shopping
Visitação Gratuita

Fonte:  Frinéia Chaves/UFU
Imagem: UFU

Nenhum comentário: