terça-feira, 26 de junho de 2012

Arraial Junino do Mercado Municipal é nesta semana



         Em comemoração ao Dia de São Pedro (29 de junho), o pátio do Mercado Municipal receberá, na próxima sexta-feira, das 19h às 23h, a tradicional Festa Junina do Mercado. As secretarias municipais de Cultura (SMC) e Agropecuária e Abastecimento (SMAAB) oferecem ao público um evento animado, popular e folclórico.
A entrada é gratuita. Quem prestigiar o festejo irá curtir músicas nordestinas interpretadas pelo Trio Sucupira. Também poderá participar da dança de quadrilha e comer quitutes como pamonha, milho verde, canjicada, mingau, caldos, quentão, galinhada e doces que serão comercializados por barracas montadas no pátio do Mercado.

Trio Sucupira

O trio foi criado no final de 2007 e é formado pelos músicos mineiros Bruninho (zabumba), Daniel (sanfona) e Raphael (triângulo e voz). A admiração dos integrantes por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Mestre Zinho, Genival Lacerda e Jackson do Pandeiro fez com que se tornassem uma promessa do forró pé de serra. O trio já se apresentou em vários eventos no Brasil, como o I Festival Nacional de Forró, de Ilha Grande (RJ), no qual se destacou entre os melhores trios de forró do país. Em 2011, os músicos gravaram o CD “Até o Dia Clarear”, com composições próprias e interpretações. O projeto foi viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da SMC.

Origens da Festa Junina

Também conhecidas como Festas dos Santos Populares, as Festas Juninas são multiculturais e acontecem em vários países no mês de junho. A música e os instrumentos usados nos festejos brasileiros têm raízes na cultura lusitana e foram trazidos para o Brasil pelos portugueses. Já as roupas caipiras fazem referência ao povo campestre e seu jeito simples de vestir. A decoração com enfeites coloridos em papel, os balões e os artefatos de pólvora foram trazidos da Ásia e em razão da época propícia à colheita do milho, as comidas juninas são feitas com o cereal.  

Serviço
O quê: Festa Junina no Mercado Municipal
Quando: Sexta-feira (29), das 19h às 23h
Onde: Pátio do Mercado Municipal – Rua Olegário Maciel, 255, Centro.
Programação: Show musical com Trio Sucupira, quadrilha aberta e barracas com comidas típicas.
Entrada franca 

Fonte: Secom/PMU
Imagem: boapedida.com.br

Nenhum comentário: