segunda-feira, 18 de junho de 2012

Oficina Cultural promove exposição fotográfica

Entre 13 de junho a 16 de julho, na Galeria de Arte Lourdes Saraiva, Oficina Cultural, visitantes poderão conferir os trabalhos dos artistas Bruno Magalhães e Leo Drumond, em uma mostra fotográfica coletiva, com registros de momentos do cotidiano.

Na exposição “Natureza Morta”, o fotógrafo Bruno Magalhães buscava por imagens que criassem um paralelo entre as diversas etnias que formaram o estado e uma de suas estratégias foi visitar os cemitérios para entender como a cultura imigrante estava presente naqueles locais. O artista percebeu que, independente da cultura, todos tinham algo em comum: o uso de flores artificiais.

“Lembro da época em que ia a cemitérios plantar flores para o meu avô! Hoje, o excesso de flores de plástico junto aos jazigos, que precisam de pouco ou nenhum cuidado, desmascara a culpa velada de não nos dedicar minimamente às memórias. Isto remete a um mundo contemporâneo confuso, onde os valores culturais são engolidos por facilitadores econômicos.”, destaca Bruno.

O Rio São Francisco e as comunidades que habitam suas margens serão tema da exposição do fotógrafo Leo Drumond, que assina a exposição “Os Chicos”, fruto de projeto homônimo lançado em 2006 em parceria com o jornalista Gustavo Nolasco. Entre 2007 e 2011, Drumond e Nolasco percorreram as comunidades ribeirinhas do Velho Chico entrevistando e documentando histórias de pessoas que se chamavam Francisco ou Francisca.

“Traduzir em imagens a experiência com os ribeirinhos foi um processo intenso. Após contemplar o material, ao invés de mostrar os retratos dos personagens, optei por falar sobre o universo no qual eles estão inseridos, mostrar as nuances de sua vida, falar deles através do mundo e costumes que os cercam.”, ressalta Drumond.

Serviço: Exposição Fototec
Período de visitação: 13 de junho a 16 de julho, de 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h.
Local: Galeria de Arte Lourdes Saraiva – Oficina Cultural, Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho.

Fonte: Secom/PMU
Imagem: Divulgação/PMU

Nenhum comentário: