terça-feira, 12 de junho de 2012

Códigos Da Vinci apontam nova teoria para a construção das pirâmides do Egito


 Com a altura equivalente a um prédio de 49 andares, as Pirâmides do Egito estão cercadas de mistérios. Historiadores já buscaram muitas teorias para compreender a complexidade dessas maravilhas supostamente construídas pelos egípcios há 2.500 anos. Algumas crenças chegam a dizer que as pirâmides são obras extraterrestres. Mas manuscritos de Leonardo Da Vinci e Heródoto mostram que era possível o homem construir monumentos dessa magnitude na época.

Os artesãos italianos Luca Paolo Gori e Niccolai Gabriele desenvolveram uma miniatura da máquina que seria possivelmente utilizada pelos egípcios na construção das pirâmides, com base nos estudos, esboços, desenhos e manuscritos de Leonardo Da Vinci e nas escritas do historiador grego Heródoto. O equipamento intitulado por Leonardo Da Vinci de “Elevador” é uma espécie de alavanca que funciona de acordo com o balanceamento do peso.  Com isso, na composição das pirâmides, era possível levantar e suportar blocos de material calcário com o peso de 2 a 3 toneladas.

A máquina era feita de madeira pinus, um tipo de madeira que permite suportar um peso de 300kg por cm2. Dessa forma, ela é simples e leve de modo que os operários pudessem deslocá-la degrau por degrau. “O diferencial dessa máquina é a leveza e a simplicidade dela. Os demais estudos apontam máquinas grandes e pesadas, o que contradiz com a realidade da época”, ressalta Paolo.

As duas miniaturas da máquina estão numa escala 1/4 das medidas adotadas no original. Enquanto a base delas mede 120 x 40 cm e tem a altura de 65 cm, o modelo original devia medir 450 x 150 cm na base e 250 cm de altura. Atualmente, o museu Macchine de Leonardo da Vinci, em Florença, Itália, abriga uma das réplicas desenvolvidas por Paolo e Niccolai. Enquanto isso, a outra miniatura da máquina se encontra guardada na sede da Associação Cultural Italian Art, na cidade de Samambaia (DF), Brasil. A obra deverá entrar em exposição nas cidades de Goiânia e Belo Horizonte nos próximos meses.

Fonte: Media House Comunicação
Imagens: curitiba.nova-acropole.org.br
wellingtonuliana.blogspot.com

italianartbrasil.blogspot.com.br

Nenhum comentário: