quinta-feira, 28 de junho de 2012

Casa da Cultura recebe Encontro Literário


Nesta sexta-feira (29), às 14h, o grupo de pesquisa “Poéticas e Imaginário” (Poeima) realiza um Encontro Literário na Casa da Cultura, que fica na praça Coronel Carneiro, 89, no bairro Fundinho.

O Poeima desenvolve um trabalho que integra pesquisadores de Letras, Psicologia, Filosofia, História e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As discussões do grupo são temáticas e conjugam a crítica do imaginário com estudos de poesia, história, ficção e dramaturgia.

O grupo promove o estudo sistemático do imaginário em textos literários, contemporâneos ou não, de escritores representativos da poesia, da prosa e do teatro. O método de abordagem e reflexão é o mitocrítico, que consiste na investigação das imagens, dos símbolos e dos mitos das produções artísticas. 

É objetivo do Poeima contemplar variados escritores e levantar uma ampla crítica sobre o imaginário, para conjugar o estudo da literatura ao estudo desta corrente crítica. O grupo de estudo ainda busca sedimentar a linha de pesquisa “Poéticas do Texto Literário: Cultura e Representação”, do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Teoria Literária, da UFU. A ideia é fornecer aporte teórico aos professores e alunos em suas atividades de ensino e pesquisa, além de estreitar os vínculos da pós-graduação com a graduação, por meio de palestras, seminários e outros eventos.

Serviço:

O quê: Encontro Literário do Grupo Poeima (UFU)
Quando: 29 de junho (sexta-feira), às 14h
Onde: Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho
Entrada franca
Fonte: Secom/PMU
Imagem: Daniel Nunes/PMU

Nenhum comentário: