quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Socialismo e Contemporaneidade


Quando o sociólogo e economista alemão Karl Heinrich Marx criou a sua grande obra, O Capital, em 1867, ele tinha certeza que sua escrita abalaria os alicerces do mundo capitalista, pois oferecia uma nova idéia de sociedade, enraizada em uma nova ideologia, a das classes operárias (proletariado). Com essa teoria, quebrava os laços com capitalismo e fazia renascer a esperança de igualdade social, alardeada até hoje como algo a se conquistar com esforço e esmero, discursos políticos populistas inúteis, que visam abocanhar uma grossa fatia da classe trabalhadora em épocas eleitorais.
Fazendo um “link” entre a obra de Marx e os dias de hoje, o que vemos é um paradoxo entre o discurso e a realidade: fala-se em igualdade social, inclusão digital, erradicação do analfabetismo, mas o que de fato existe é uma enorme distorção da economia, que enriquece cada vez mais as classes dominantes e afasta, na mesma proporção, os mais carentes da justiça social.
Não é errado afirmar que apenas 10% da população detém 90% da econo-mia, enquanto os outros 90% da população detém o restante, apenas 10% da eco-nomia, uma afronta à “missa rezada” todos os dias por partidos políticos que estão no poder há inúmeras gestões, não importando de fato que é o governante ou o seu partido.
O socialismo seria um instrumento para se a alcançar o utópico Comunismo, um regime com reais igualdades, longe do que é o capitalismo. Tudo isso em uma sociedade harmoniosa. Porém, a própria natureza humana é predatória e competitiva. Por isso o comunismo passa a ser uma utopia muito distante da realidade que nos assola.
Na antiga União Soviética, em Cuba e em outros países tentou-se implantar o regime que acabou por ser engolido pela globalização. Na China, ainda hoje, o regime é “dito” comunista. Mas o trabalho escravo, a exploração do proletariado que se vê naquele país não tem muita relação com a teoria pregada por Marx.
Mais do que uma ciência ou uma teoria, ou mesmo ainda apenas uma obra, as idéias de Karl Marx ainda nos fazem acreditar que é possível sonhar e, mais importante, lutar para uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário: