terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Escrava Isaura na Aldeia Global


Dentro da idéia defendinda pelo filósofo e educador canadense Herbert Marshall McLuhan que criou o conceito de Aldeia Global (leia o artigo neste blog sobre esta teoria), a telenovela brasileira “Escrava Isaura” – produzida pela Rede Globo e exibida entre 11 de outubro de 1976 e 5 de fevereiro de 1977, às 18 horas – é o primeiro grande exemplo característico dessa teoria na televisão brasileira. Adaptação do romance A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, foi feita pelo novelista Gilberto Braga, com direção de Herval Rossano e Milton Gonçalves, com 100 capítulos.

Escrava Isaura foi a primeira novela de exportação brasileira, sendo recordista de exibição dentro e fora do país. No Brasil, teve 5 reprises pela própria Globo e uma segunda versão do romance, desta vez pela Rede Record, com o título de "A escrava Isaura", escrita por Tiago Santiago e Anamaria Nunes exibida de 18 de outubro de 2004 a 29 de abril 2005, às 19h30.

Foi a telenovela brasileira que mais viajou pelo mundo, exibida em mais de cem países, e a primeira a ser exibida na Rússia. Foi campeã de audiência na China, levando a atriz Lucélia Santos, que interpretava a protagonista na primeira versão, à status de ídolo naquele país.

Outro exemplo da ação de Aldeia Global utilizando Escrava Isaura como objeto de estudo é que a coleção Som Livre Masters lançou a trilha sonora original da novela pela primeira vez em CD. No Brasil, foi lançado apenas um compacto com 6 músicas e nenhuma delas era tocada com frequência na novela. Na Venezuela, foi lançado um LP com músicas instrumentais como "Retirantes", além das músicas de ação, o tema de Rosa e o tema de Leôncio.

Seja na televisão ou até mesmo com as músicas de sua trilha sonora, Escrava Isaura tornou-se ícone cultural e espalhou a cultura brasileira por todo o mundo. É informação e cultura viajando por todas as partes dos planeta, reduzindo-o à escala de uma aldeia.

Nenhum comentário: