quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Futuro da Humanidade

Lendo o livro de Augusto Cury que já foi indicado aqui no Alternativa, me dei conta, em determinada parte dele, da importância das ciências humanas para a sociedade. Trata-se de um debate entre a onipotência das neurociências e o trabalho conjunto delas com as ciências humanas para que haja um ganho no tratamento das doenças psicossociais (pânico, depressão, fobias). Vejam um trecho do livro que aborda o tema:



"O que estava em questão era... se o ser humano possuía ou não um espírito, um mundo psicológico que ultrpassava os limites da lógica e das reações bioquímicas... Se as neurociências ganhassem essa queda-de-braço, como já estava ocorrendo, as consequências para o futuro da humanidade poderiam ser chocantes. A psicologia desapareceria, ou pelo menos perderia sua importância. Medicamentos seriam usados em massa. Psicotrópicos poderiam ser colocados na água para tratar coletivamente de certas doenças psíquicas. Vidas seriam controladas."



Fiz um link dessa citação com outro livro, 1984 de George Orwell. No romance futurista, a sociedade é controlada através de câmeras espalhadas por todos os lugares, inclusive nos dormitórios. Não há um só lugar onde se possa ter privacidade. Tudo é regido pelo "Grande Irmão", ou "Big Brother" (daí o nome do programa que faz sucesso em todo o mundo, onde pessoas são isoladas em uma casa com câmeras ligadas 24 horas por dia, e que na Globo tem a apresentação do jornalista Pedro Bial). A sociedade é massificada através de vídeos, de propaganda ideológica, não existe a filosofia, o pensamento livre. 1984 também virou filme e fez escola: outros tantos foram produzidos com temas semelhantes.



Seja o controle genético de pureza da raça humana, de natalidade, seja o controle de pansamentos e atos, o importante é que Augusto Cury nos dá o problema e a sua resolução: o investimento no pensamento humano, nas ciências sociais, humanas, na filosofia, na arte do pensar. O ser humano pensa e produz; não somente produz. É um tema controverso, pois as as doenças psíquicas não são visíveis como um braço quebrado ou um corte. Existe muito preconceito. E quem diz isso é uma pessoa que já esteve do lado de lá do preconceito e hoje está do lado de cá.



Leiam os livros citados e assistam o filme. O pensamento aliado à palavra são armas poderoríssimas na luta por uma sociedade mais saudável e justa.

Nenhum comentário: