segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uberlândia recebe mostra artística do Tim ArtEducação


O folclore brasileiro é conhecido mundialmente. Mitos, lendas e contos populares que passam de geração para geração enriquecem a cultura popular e são motivos de festividades e comemorações em todo o país e também no TIM ArtEducAção. Na Mostra Artística de Uberlândia, que será realizada no dia 11 de julho, às 19h30, no Centro Cultural Balé de Rua, alunos de todas as oficinas artísticas do Programa vão protagonizar um espetáculo que vai deste as cantigas e brincadeiras de roda da infância até os ritmos típicos de cada região do país. A entrada é gratuita.

Durante o ano, para o sucesso das Mostras Artísticas, o TIM ArtEducAção realizou a série “Diálogos” nas 12 cidades que recebem o Programa. Nas oportunidades, Marcelo Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, se reuniu com os arte-educadores para acertar os últimos detalhes de cada espetáculo. Para Marcelo, “os roteiros foram muito bem apresentados e a cada ano os trabalhos amadurecem. Os diálogos foram enriquecedores e os espetáculos vão encantar as plateias. Os pais e alunos vão ficar orgulhosos e juntos, eles vão vivenciar o poder transformador da arte”, diz.

Na Mostra Artística do TIM ArtEducAção de Uberlândia, a união da dança, circo e arte digital promete encantar os presentes e promover uma viagem de volta a  infância, quando as brincadeiras criavam grandes laços de amizade. Fernando Narduchi, um dos diretores do espetáculo, coordenador e articulador do TIM ArtEducAção em Uberlândia e diretor da Cia Balé de Rua, explica o tema escolhido.


“A apresentação vai resgatar brincadeiras que fizeram parte da infância de muita gente, como amarelinha, peão e danças de roda e que estão sendo esquecidas pela nova geração”. Fernando acrescenta que a expectativa para a Mostra Artística é a melhor possível. “Os alunos estão muito motivados nos ensaios e muitos deles vão se apresentar pela primeira vez em público. A união de todas as oficinas artísticas promove a troca de experiências entre grupos de realidades diferentes”, diz.

Cauã Felipe Gomide, de apenas 12 anos, é aluno do Grupo Comunidade Ativa e vai participar da apresentação. “Gosto muito de participar da apresentação, pois tenho contato com outros grupos. A dança é muito importante pra mim e espero um dia ser um profissional”, diz.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Em Uberlândia, 220 alunos da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de dança de rua, artes circenses e arte digital. Ao todo, mais de dez bairros são atendidos pelo Programa que é realizado na cidade através de parcerias com a Cia Balé de Rua, Secretaria de Cultura, Casa do Caminho, a Universidade da Criança, Grupo Manos do Hip Hop, Comunidade Rocha Cristã e Instituto Politriz.

SERVICO

Mostra Artística TIM ArtEducAção em Uberlândia
Data: 11 e 12 de julho, às 19h30
Local: Centro Cultural Balé de Rua (Av. João Pinheiro, 2865 – Bairro Brasil)
Entrada franca, sujeita a lotação

Fonte: Flávia Rios/Rede Comunicação de Resultado
Imagem: Rede Comunicação de Resultado

Nenhum comentário: