sexta-feira, 13 de julho de 2012

Circuito Mineiro de Festivais Independentes será lançado nesta segunda-feira


De julho a dezembro de 2012, a III edição do Circuito Mineiro de Festivais Independentes – CMFI - chega a 20 cidades do interior, sempre articulado por uma plataforma e com o objetivo de aproximar os processos de gestão e produção das iniciativa desenvolvidas pelo Fora do Eixo. O lançamento da plataforma será realizada na próxima segunda, dia 16 de julho, a partir das 19h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Sabará em uma coletiva de imprensa junto com Escambo, festival que inaugura o calendário.

Criado em 2010, o circuito surge da necessidade dos coletivos culturais potencializarem a gestão de suas ações em rede, com a execução de estratégias coordenadas pelos próprios grupos nos territórios. Em 2011, as rotas de intercâmbio da música e das artes integradas do CMFI promoveram 300 shows em 14 festivais, com a participação de 1.200 artistas que se apresentaram para um público de mais de 80 mil pessoas.

Em 2012, o circuito fortalece sua musculatura, aprimora seus processos de produção com ganho de infraestrutura e equipe e alcança sete mesorregiões do Estado: Região Metropolitana, Vale do Aço, Triângulo Mineiro, Norte, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes. O CMFI conta com o patrocínio da Vivo e Grupo Telefônica, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo de Minas Gerais. A plataforma integra a rede Conexão Vivo e com ele compartilha os objetivos de valorização das culturas locais e circulação artística. O CMFI é filiado à Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes e, entre seus apoios, conta com o Programa Música Minas e inúmeras parcerias já firmadas entre grupos culturais/coletivos, iniciativa privada local e poder público municipal.

Fora do Eixo

O Fora do Eixo é uma rede de trabalho formada por mais de 100 Pontos em todo o país, realizando uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais. Com 24 coletivos em Minas Gerais, os festivais realizados no estado dão visibilidade às tecnologias sociais da rede,  fortalecendo as linguagens artísticas e as políticas públicas culturais, e executando em grande escala, os princípios e táticas dos seus quatro simulacros: Banco, Partido, Universidade e Mídia Livre.



Fonte: Fora do Eixo
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário: