sábado, 18 de abril de 2009

Resenha - Marca, o que o coração não sente os olhos não veem - Autor: Stalimir Vieira


O publicitário e escritor Stalimir Vieira, membro do Conselho de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, aborda justamente a ética na publicidade no livro em questão. Vieira faz ligações filosóficas através de Rousseau , no qual cita a frase: “A verdade não reside primeiramente no pensamento, mas no sentimento, na intuição imediata, na certeza do coração”. Afirma que é necessário questionar as afirmações veiculadas na publicidade, pois nem sempre são verdadeiras.
Empresas com programas motivacionais são criticados. Para o autor, a vida pessoal deve fazer parte da vida profissional e vice-versa, agregando por ambas as partes – empregado e empregador – uma ideologia só, consistente, que seria a chave para o sucesso de seus produtos.
O autor diz que campanhas de marketing agressivas buscando resultados à curto prazo, tendem a ser desonestas e podem desgastar a imagem de uma marca, afundando-a em uma crise futura.
Stalimir, por todo o livro, busca conceitos filosóficos, encaixando-os na publicidade e ressaltando a ética na propaganda, a fim de obter melhores resultados permanentemente, com a associação do consumidor à marca do produto e seus valores morais e éticos.
Vários casos são citados no decorrer do livro, exemplificando de forma clara e objetiva a proposta do autor. Um livro dinâmico e recomendado.

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