domingo, 5 de abril de 2009

Cultura, Cultura Popular e Folclore


Quando falamos em cultura, o entendimento da palavra depende muito do contexto em que ela está inserida, tamanho é o seu significado. Na agricultura, cultura pode ser o será plantado (cultura de arroz, cultura de feijão); nos meios sociais pode ser confundida com etiqueta ou boas maneiras; na educação, cultura nos remete a conhecimentos científicos, acadêmicos, profissionais. Sem falar em cultura na forma artística como música e teatro. Cultura é tudo o que se cultiva, seja no campo da idéias, do trabalho, da educação. Aquilo que nasce e é cultivado para que cresça e floresça.

A cultura popular é mais específica. Ela nasce do povo, para o povo. São as manifestações artísticas que tem raízes profundas nas camadas populares de uma sociedade, que nasce de acordo com o modo de vida, com a moda, com os anseios, tudo isso sendo canalizado para expressar a vida dessa sociedade.

Isso irá refletir nas roupas, na música, nas histórias e contos, nos aspectos sociais. Cultura popular é uma ferramenta de disseminação da linguagem de um povo, do seu modo de vida. As festas populares mais tradicionais no Brasil recebem também o status de folclóricas. E entra agora a diferença entre o folclore e a cultura popular.

O folclore é uma cultura popular, porém mais enraizada, que se firmou com o passar do tempo, sendo transmitido de geração a geração. É claro que com o passar do tempo, novos elementos vão se agregando nas manifestações folclóricas e outras sendo postas de lado. Porém, a sua essência não se perde.

Não se pode em poucas linhas ter a prepotência de definir algo tão abrangente como cultura, cultura popular e folclore. Como objetos de estudo de diversos livros, artigos e reportagens é fundamental que se abra a questão conceitual, mas com todo o cuidado para não se “engessar” toda a história cultural de um povo simplesmente com sinônimos de palavras, que escondem por trás de si, uma riqueza inestimável.

Nenhum comentário: