domingo, 5 de abril de 2009

Café com Debate


No dia 26 de março, o 3° período de Jornalismo da Faculdade Católica de Uberlândia promoveu o primeiro de uma série de eventos da disciplina Comunicação Comunitária, ministrada pela professora Roberta Janini. O “Café com Debate” foi realizado no auditório da própria instituição, tendo como tema Jornalismo Sindical, com a presença do jornalista e professor Francisco Medeiros, que também atua na área de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Uberlândia e Afins – STIAU.

Medeiros, que também é graduado em Direito, contou que Jornalismo Sindical é matéria específica em algumas instituições de ensino e que, para atuar nessa área, além de gostar de Comunicação, tem de se interessar por Política. Tratou da “Convergência Midiática”, o processo pelo qual a Comunicação está passando, abrindo novos veículos como a internet, que também atinge as massas trabalhadoras e influencia no Jornalismo Sindical.

Salientou a importância da informação checada e confirmada através de fontes confiáveis em toda a área do Jornalismo, mas principalmente na área sindical, onde existe “lado”, e o “lado” do trabalhador precisa ser ouvido, porém sem riscos de retaliação dos grupos patronais. Daí a importância da veracidade dessas informações.

Por fim, citou que sindicato não é para cumprir lei. Sindicato é para ultrapassar lei. Criticar, lutar, sugerir melhorias para o trabalhador, e que a Comunicação é fundamental para que se tenha êxito nesse intento.

Participaram como convidados do evento as turmas do 1° e 4° períodos de Jornalismo, levantando questões sobre o tema durante mais de duas horas de debate. Ao final, foi servida uma mesa com lanche para todos os participantes. Para o representante da turma do 3° período Henrique Mendes, o lanche ao final serviu como confraternização, ferramenta de divulgação e diferencial de outros eventos. O Café com Debate foi idealizado pela professora Roberta, que já planeja outros projetos para a sua disciplina.

Nenhum comentário: