sábado, 18 de abril de 2009

Ensaio sobre a Comunicação


A teoria de que nos comunicamos apenas para influenciar o meio em que vivemos ou a nós mesmos se fundamenta através de uma análise psicossocial. Mesmo que não per-cebamos, a influência tende a ser o objetivo de qualquer comunicação. As mudanças sofridas por nós ou pelo meio dependem não somente da mensagem, como também de sua interpretação e do veículo. O contexto dessa comunicação é fundamental sobre que maneira ela irá influenciar.

A educação e a diversão são objetivos finais da comunicação, que usa como ferramenta a influência, que inexoravelmente se funde a esses mesmos objetivos. Pode se educar divertindo, bem como divertir educando. A distinção está no destaque que se dá a cada um. Quando existe a tentativa de eliminar qualquer traço de termo em relação ao outro, a comunicação torna-se enfadonha, cansativa, e nem sempre consegue influenciar de maneira concreta e real.

A tecnologia é hoje uma extensão dos nossos próprios sentidos. Usa-se mais a ciência do que a rudeza das ferramentas manuais de outrora. A educação é o grande difusor dessa mudança, produzindo pessoas mais críticas e preparadas para os desafios profissionais, pessoais e sociais. Torna-se um círculo aparentemente infinito de saber, onde a educação gera indivíduos que criarão novas teorias e tecnologias, que precisarão ser ensinadas a outras, de volta à educação.

Muitas situações em que a mensagem não chega a contento até o interlocutor são percebidas, principalmente na política. Por desconhecimento ou falta de informação, falha na acessoria de imprensa ou mesmo por fatores emocionais (empolgação, nervosismo), muitas declarações infelizes são emitidas ao público.

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