quinta-feira, 26 de março de 2009

Banco de olhos faz levantamento sobre transplante de córneas


O Banco de Olhos da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – trabalha em conjunto o MG Transplantes oferecendo os serviços de doação de órgãos, no caso específico, córneas. Uberlândia, Uberaba e Patrocínio são as cidades do Triângulo Mineiro onde se faz transplante de córneas. Já a captação é feita em Patos de Minas, ao invés de Patrocínio, além das já citadas Uberaba e Uberlândia.
Segundo a técnica de enfermagem Greice Hellen de Jesus Mourão, da equipe de captação de córneas, até fevereiro de 2009 os números do Banco de Olhos mostraram um aumento de 115 % referentes ao mesmo período do ano anterior. No entanto, os números do mês de março fizeram cair essa estatística, tendo 10 doações a menos do que em fevereiro. Ou seja, fevereiro teve 20 doações e faltando 6 dias para finalizar o mês, março teve apenas a metade. Mesmo com essa queda, o primeiro trimestre pode fechar com saldo positivo. Até dia 25 de março de 2009, houve 53 doações, e no mesmo período do ano de 2008, o número foi de 41.
A equipe de captação de córneas do Banco de Olhos é composta pela enfermeira Verônica Paschoini, especializada em captação e transplante de órgãos, pela bióloga Sandra Batista Queiroz, além da própria Greice, as duas últimas, capacitadas pela Associação Panamericana de Banco de Olhos – APABO. Além da captação, é feito o processamento do tecido, que é a preparação da córnea que será transplantada.
A técnica de enfermagem conta que a fila para os transplantes é de cerca de 50 pessoas e que, além do problema de conscientização das famílias para autorizarem a doação, existe ainda o descarte de doações por conta de contra-indicações percebidas durante o processo de captação, como infecção generalizada no doador, causa mortis indeterminada, lesões ou doenças oftalmológicas, entre outras. Mais se perde doações por causa de contra-indicações do que por negativa das famílias em doar as córneas.
A equipe de abordagem do MG Transplantes é composta por 3 psicólogas e 2 assistentes sociais. Quando um doador em potencial vem a óbito, essa equipe tem que ser avisada. Por lei, o aviso de morte encefálica é compulsória, mas nem todos os hospitais avisam. Para não perder doadores, é feita uma busca ativa diária por novos doadores.
A partir da notificação do óbito é verificada a idade, causa mortis, horário do óbito, tendo a equipe de captação um prazo de até 6 horas, após o óbito, já que o tecido das córneas se mantém preservado nesse tempo, diferentemente de outros órgãos. Todo o processo visa a qualidade do tecido a ser transplantado.
O dia nacional do doador é comemorado em 27 de setembro, onde são feitas campanhas visando a conscientização das famílias. Todo ano o MG transplante e Banco de Olhos promovem uma semana de atividades em Uberlândia, com apoio da mídia, de empresas e de toda a sociedade organizada. Em 2008, a abertura da semana aconteceu no CDL com a presença dos colaboradores de toda a região e de autoridades. O encerramento foi um jantar de massas organizado por Neuza Pinheiro da revista Perfil Médico. Além disso, todo ano são feitas palestras em escolas e a intensificação de visitas aos hospitais à procura de novos doadores que possam por fim ao sofrimento de muitas pessoas que esperam na fila ansiosamente, na expectativa de voltar a enxergar.

3 comentários:

Kéllen Oliveira disse...

Sou kellen Cristina tenho 18 anos e sou de uberlandia.Descobri a pouco que tenho''Ceratocone'' e estou usando lentes sem muito sucesso pois incomodam muito e para acaber de completar agora nao consigo sequer coloca-las.Bem provavel que logo precise de um trasnplante de corneas e peço aquelas familias que tiverem seu entes perdidos que doem seus orgaaos que com certeza salvaram muitas vidas.
Grata
Kéllen Oliveira

Anônimo disse...

SOU KARINE,DE 32 ANOS...TENHO CERATOCONE DESDE OS 16...AGORA JA FOI ME RECOMENDADO O TRANSPLANTE...
NO COMEÇO FIQUEI REVOLTADA...MAS AGORA ENTENDI O RECADO...TUDO NA VIDA TEM SOLUÇAO MENOS A MORTE..POR ISSO SE TIVERMOS UMA CHANCE TEMOS QUE AGRADECER E RESAR...PARA Q TUDO D CERTO

Eliane disse...

MEU NOME É ELIANE E A 8 ANOS DESCOBRI QUE TENHO CEROTOCONE. NÃO CONSEGUI ME ADAPTAR COM AS LENTES E NÃO PUSSUO NO MOMENTO DE RECURSOS PARA A REALIZALÃO DA CIRURGIA DE FERRARA. BUSCO OU ESTA CIRURGIA, OU O TRANSPLANTE DE CORNEA E GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO PELO SUS. ELIANE (ARAXÁ-MG).