quinta-feira, 26 de março de 2009


Entre os dias 23 e 28 de março acontece a II Mostra de Cinema Cubano, no anfiteatro da biblioteca da UFU – Universidade Federal de Uberlândia – no campus Santa Mônica. O tema deste ano é “A Mulher na Filmografia Cubana da Revolução”. Após a exibição de cada filme, haverá debate sobre o filme apresentado sobre o ponto de vista do tema da Mostra.
O evento é itinerante e passará pelo campus Umuarama da UFU e posteriormente para campus Pontal em Ituiutaba. Os filmes da amostra são “A Idade da Peseta”, “Lúcia”, “Retrato de Teresa”, “A Bela do Alhambra”, “As Profecias de Amanda” e “Mesmo Longe”. Todos os filmes terão a sua exibição às 19h00min, com exceção de “Mesmo Longe”, que será exibido às 16h00min.
De acordo com o comunicador Alcides de Melo, a expectativa é de um bom público, já que a Mostra vem se firmando como um grande evento cultural da Universidade, mas também pelo momento histórico em que passa Cuba, com a reaproximação dos Estados Unidos através do presidente norte-americano Barack Obama, o afastamento de Fidel Castro por conta de sua saúde e ainda as questões polêmicas sobre tortura em Guantánamo.
Ele ainda informa que os debatedores de cada filme, sendo respectivamente Maria Augusta Melo e Marciolina R. da Silva, Alcides Freire Ramos, Gercina S. Novais e Irley Machado, Yaska Antunes e Yara Magalhães, Maria Lúcia C. Romera e Kenia Maria de A. Pereira, e por fim, Gabriel Palafox, são todos professores doutores do campo das ciências sociais, letras, cinema, psicologia.
A promoção do evento é da DICULT, PROEX e da própria UFU, com a iniciativa do professor Orlando, da UFU, curador da Mostra, que é cubano e que quer trazer a cultura cubana ao Brasil e desmitificar vários pontos sobre o assunto.

Nenhum comentário: