segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mentes Sombrias aborda o universo gótico

O assassinato violento de duas jovens góticas no estacionamento de uma livraria na cidade de Little Rock, Arkansas, coloca novamente o jovem CSA (Analista de Cena de Crime) Tony Draschko na rota de mais um crime misterioso. Este é o ponto de partida de Mentes Sombrias, do escritor e jornalista Sérgio Pereira Couto, lançamento da editora Universo dos Livros.

Autor de 45 livros sobre sociedades secretas, história do rock  e introdução básica à ciência forense, o escritor dá continuidade à história precedida em Mentes Criminosas. Ainda oprimido por lembranças de um passado traumático, o brasileiro  Tony Draschko terá agora a companhia de um novo parceiro, o psicólogo Roderick Benes, ou Rod - o “cara de coruja”.

À medida que tenta desvendar o crime, Draschko atua na linha de frente de um caso que envolve a rede de influência gótica Presas Noturnas, liderada por um sociopata hacker com implicações no tráfico de drogas, sexo e uma sociedade secreta.

Assim como em seu título anterior, Sérgio Pereira Couto segue com a proposta de inserir elementos da medicina forense à trama, o que proporciona um resultado bastante verossímil  à série  CSI (Crime Scene Investigator), colocando as investigações comandadas pelos personagens muito próximas da realidade vivida por policiais. Com uma escrita fluida e meticulosa, o autor constrói seu suspense policial cheio de reviravoltas num interessante mergulho pelo submundo sombrio da cultura gótica e roqueira.

O rock, aliás, ganha o status de elemento da narrativa, ora como cenário da casa noturna Madame Lilith, ora com observações, curiosidades  e homenagens aos personagens que remetem ao universo gótico e metaleiro. Trechos de canções de Fletwood Mac, Ramones, Judas Priest, Motörhead, Bruce Dickinson, Genesis, entre outras bandas, abrem cada capítulo do livro, oferecendo pistas para a solução do crime. Há referências também a Bram Stoker, autor de Drácula, ao cineasta Alfred Hitchcock e à violência de Jack, o Estripador.

Conforme a investigação evolui, Mentes sombrias revela a malícia das narrativas policiais, explora o  thriller psicológico e descreve passagens com requintes de brutalidade na performance de um vilão diabólico – cuja identidade secreta, sem um rosto, mas com uma presença sagaz, coloca a inteligência e a capacidade dedutiva da dupla de investigadores em xeque.

Quais as reais motivações do  crime? Qual a relação que a sociedade secreta esconde no passado da cidade de Little Rock? Será Draschko capaz de vencer os dilemas emocionais que podem colocar sua própria vida em perigo? Encontre as respostas e sinta a  expectativa na resolução do enigma nessa caçada ao assassino gótico, num livro que arrasta o leitor pelas entranhas de uma trama recheada de mistério, medo e estranheza.

Ficha Técnica

Livro: Mentes Sombrias
Autor: Sérgio Pereira Couto
Editora: Universo dos Livros
Nº de pág.: 240
Preço: R$ 34,90

Fonte: Tacla Comunicação

Nenhum comentário: