quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Filmes de ficção científica estão na agenda do Cineclube de agosto



Histórias fantásticas, missões intergalácticas, paranóias científicas, amores além da vida, quebra-cabeças ilógicos e poderes sobrenaturais. Se a viabilidade ou possibilidade limitam alguns gêneros cinematográficos, perpassam todas as barreiras na ficção científica: o que é impossível ou incoerente ganha veracidade em longas repletos de efeitos especiais e enredos mirabolantes.

Quem quiser assistir títulos deste estilo que foram e continuam a ser aclamados pelo público e crítica podem conferir a mostra “Ficção Científica”, do Cineclube Cultura de agosto. A programação reúne películas como “2001: Uma Odisséia no Espaço”, “Hardware”, “Solaris” e “Lunar”. As sessões acontecem todos os sábados, sempre às 20h, na Sala Roberto Rezende, que fica na Oficina Cultural. A entrada é gratuita

Uma Odisséia no Espaço

No sábado (18), o projeto exibirá “2001: Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odyssey – EUA e Grã-Bretanha/1968, cor, 141 min), que foi dirigido por Stanley Kubrick e traz em seu elenco Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter e Vivian Kubrick. Por sua inventividade e inovação, a película ganhou o Oscar de Melhor Efeito Especial e o Bafta de Melhor Direção de Arte, Direção de Fotografia e Trilha Sonora. Muitos cinéfilos acreditam que o longa representa um incômodo desafio à mente e aos sentidos, por ter enredo que permite o vislumbrar de um futuro próximo que pode ser extremamente desconcertante.

A história começa com o retrato do início das eras, onde um misterioso monolito negro emite sinais que parecem ser de civilizações desconhecidas. Quando a espaçonave Discovery é enviada em direção a Júpiter em 2001 (quase quatro milhões de anos depois da chegada do fragmento geológico), astronautas e cientistas tentam descobrir a solução para o enigma que ultrapassa os limites da existência e teima em interferir no curso da humanidade. Na viagem, o super computador HAL 9000 – responsável por controlar a nave – entra em pane e ameaça a segurança dos tripulantes e do planeta Terra.

Hardware

No domingo (19), o Cineclube Cultura apresentará “Hardware” (Hardware - EUA e Grã-Bretanha/1990, cor, 90 min), dirigido por Richard Stanley. O longa retrata uma época em que tudo é fracionado: ar, comida e até mesmo moradia. Neste ambiente apocalíptico vive Jill, uma escultora. Em seu minúsculo apartamento, ela transforma em obra de arte o crânio de um robô. O que Jill não sabe é que a peça cibernética - encontrada por um andarilho no deserto -, tem função e nome. O crânio faz parte do projeto Mark 13 e é uma arma secreta desenvolvida por forças militares para controlar o caos global, que foi cancelada por conta de sua instabilidade e perigo.

Enquanto a garota dorme, o cyborg se repara sozinho e arquiteta um plano diabólico, cujo objetivo é exterminar a raça humana. Sozinha e sem saber que enfrenta uma situação de perigo iminente, a escultora enfrenta uma arma inteligente, à prova de balas e resistente ao fogo. Impiedoso, o invento cibernético é capaz de enxergar no escuro e perfurar qualquer tipo de metal.

Serviço:

O quê: Cineclube Cultura
Quando: Às 20h dos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto
Onde: Sala Roberto Rezende - Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada gratuita

Outros filmes

*Sábado (25)
Filme: “Solaris” (Solyaris – União Soviética/1972, cor, 165 min)

*Domingo (26)
Filme: “Lunar” (Moon – Grã-Bretanha/2009, cor, 97 min)

Fonte: Secom/PMU
Imagens: cinemarcocriticas.blogspot.com
santuariodosvampiros.blogspot.com

Nenhum comentário: