domingo, 22 de abril de 2012

UFU comemora Dia Mundial do Livro

“Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes”. A frase atribuída à escritora americana Emily Dickinson resume bem o significado do hábito da leitura. E é hora de comemorar a existência desses inseparáveis companheiros. A celebração do Dia Mundial do Livro está marcada para 23 de abril – uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data não vai passar em branco na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A EDUFU, editora da instituição, preparou uma programação especial que inclui a realização de feira e palestras, no Bloco 5 O, no Campus Santa Mônica.


A comemoração começa às 8 horas, na feira de livros. Quem passar pelo saguão do Bloco 5 O vai encontrar obras publicadas pela EDUFU e outras cedidas pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). E o melhor: tudo com desconto de até 50%. No período da tarde, às 17 horas, o professor Gabriel Ferreira Braga vai abordar um tema que inquieta pais e educadores: “Nativos digitais: professores e o processo de aprendizagem”. Para mais tarde, às 19h30, está marcada uma conferência com o professor emérito da UFU Carlos Rodrigues Brandão, autor ou coordenador de cerca de sessenta livros nas áreas de Antropologia, Educação e Literatura.


Nativos


Como professores podem reelaborar suas perspectivas didáticas e avaliativas para diminuir a distância tecnológica que os separa de seus alunos e despertar novamente o interesse pelo aprendizado? Como o conceito de nativos digitais pode contribuir para remodelar o papel do professor? Estas são as questões levantadas pelo professor Gabriel Braga. A proposta é conduzir um debate sobre o processo de ensino e aprendizagem focado na geração atual.


“Nosso principal objetivo é instigar o professor a repensar seu papel, considerando a nova estrutura de pensamento da geração que nasce imersa nas novas tecnologias. Todo o avanço tecnológico - jogos digitais, internet - transformou o processo cognitivo dos jovens. Criou-se um abismo entre alunos e professores”, resume Gabriel. Para o professor, o desafio é “apropriar-se do modus operandi do pensamento desta geração e utilizar as novas tecnologias como ferramentas de aprendizado”.

EDUFU

A EDUFU, criada em 1981, é uma editora dedicada à publicação de obras de caráter científico-acadêmico. A missão é dar visibilidade à produção científica universitária, resultante das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São obras didáticas e paradidáticas; séries especializadas e temáticas; inventários/catálogos/guias; coletâneas; relatos de experiências de pesquisa; e-livros e relatórios de pesquisa (somente em CD). A EDUFU procura consolidar sua inserção no mercado editorial brasileiro por meio de convênios com as livrarias comerciais e, principalmente, por intermédio da ABEU. Com isso, está presente em feiras e bienais internacionais do livro.

Saiba mais:

Gabriel Ferreira Braga - mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM). Trabalhou entre os anos de 2004 e 2008 como assistente de pesquisa do Projeto República/UFMG. Durante esse período, lecionou a disciplina de História do Brasil em Cursos Pré-Vestibulares em Belo Horizonte.

Desde 2011, atua como divulgador da SBS (Special Books Services Livraria e Editora), onde pesquisa os impactos das novas tecnologias nos processos educacionais.
Carlos Rodrigues Brandão - possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 1965), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB,1974) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP, 1980).


Atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor visitante sênior da UFU. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação. Coordena dois projetos de pesquisa nos sertões do Norte de Minas.


Fonte: Renata Neiva/UFU
Imagens: Divulgação UFU
avidasecretadoslivros.blogspot.com

Nenhum comentário: