segunda-feira, 23 de abril de 2012

Afrocine apresenta longa francês premiado em Cannes

Baseado em um livro homônimo do autor François Bégaudeau, “Entre os Muros da Escola” (Entre les Murs – França/2008, cor, 128 minutos) é um retrato das intransponíveis diferenças cultural e social encontradas na sociedade. O drama - indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes - será exibido gratuitamente na próxima quarta-feira (25), às 20h, na Oficina Cultural. A sessão faz parte da primeira edição de 2012 do Afrocine, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Diretoria de Assuntos Afro-Raciais (Diaafro) em prol do desenvolvimento da matriz africana em Uberlândia.


Entre les Murs


Dirigida por Laurent Cantet, a película narra a história de François, um homem que trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio no subúrbio de Paris. Assim como seus colegas de profissão, o educador tem a tarefa de fazer com que os alunos aprendam coisas novas ao longo do ano letivo. Apesar do estímulo e apoio às descobertas, François enfrenta o descaso e a falta de educação. De um lado do muro está o professor. Do outro, jovens negros africanos, asiáticos latino-americanos e franceses que precisam entender a importância da linguagem em suas vidas. E é exatamente o idioma que se transforma em um campo de guerra onde é travado o conflito cultural. O improviso nos diálogos é algo marcante no longa, uma vez que o elenco foi formado por adolescentes sem preparação teatral ou cênica.


Serviço:


O quê: Afrocine com a exibição do filme “Entre os Muros da Escola"
Quando: Quarta-feira (25), às 20h
Onde: Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro
Entrada gratuita


Ficha técnica:


Filme: “Entre os Muros da Escola” (Entre les Murs – França/2008, cor, 128 minutos)
Direção: Laurent Cantet
Elenco: Formado por não-atores e François Bégaudeau (escritor do livro em que o longa foi baseado)


Sinopse: François, professor de língua francesa, enfrenta uma sala de aula de uma escola localizada na periferia de Paris. Alunos indisciplinados, diferenças culturais, problemas de aprendizado e diversas outras dificuldades são apresentadas ao público. Ele terá que ensinar a norma culta do idioma, mas também precisa fazer com que os adolescentes entendam a importância das regras. Este é seu objetivo: lidar com todos os conflitos que se passam entre os muros da escola.


Fonte: Secom/PMU
Imagem: letrasdespidas.wordpress.com

Nenhum comentário: