sábado, 21 de abril de 2012

Espetáculo “O Caso dos Irmãos Naves” volta aos palcos de Uberlândia


O Grupo EmCena de Teatro apresenta nos dias 21 e 22 de abril o espetáculo “O Caso dos Irmãos Naves”, no teatro Rondon Pacheco. A história é conhecida como o maior erro do judiciário brasileiro e ocorreu na década de 1930 em Araguari. Depois de dois anos de pesquisa, entrevistas com cidadãos da época e familiares dos Naves, o Grupo EmCena de Teatro dramatizou a história de luta, sofrimento, fé e cumplicidade da família.

Segundo o diretor geral do grupo, Thiago Scalia, a peça faz com que o público presente se identifique com o ambiente familiar e com drama vivido pelas personagens em busca da verdade em um período onde a ditadura imperava. “O espetáculo leva aos palcos a crueldade da ditadura em oposição à religiosidade e união da família mineira, com ênfase na temática jurídica”, afirmou o diretor e ator que vive o irmão Joaquim Naves. Ele ainda informou que a adaptação da história para o teatro, feita pelo advogado Henrique Macedo, se baseou em autores renomados do direito, como Cesare Beccaria.

Com contexto tipicamente mineiro, “O Caso dos Irmãos Naves” retrata o drama de dois irmãos araguarinos condenados injustamente por um crime que não cometeram. Segundo os autos do processo, eles foram acusados de ter matado e roubado o primo Benedito Pereira Caetano depois de um negócio fracassado que não rendeu o quanto esperavam. O caso teve fim, mas o espetáculo visa, através dessa história, alertar para os incontáveis sofrimentos e de injustiças que vitimam milhares de outros brasileiros que pagam por crimes que não cometeram.

O espetáculo já foi apresentado para mais de 15 mil pessoas nas cidades de Araguari, Uberaba, Araxá, Catalão, Patos de Minas e Belo Horizonte, e premiado em dois festivais nacionais de teatro. Em Uberlândia, o grupo se apresentou em setembro do ano passado, com sucesso absoluto de público. Uma história que conta qual o preço que se paga pela justiça, permeando a dor, o sofrimento, mas, acima de tudo, a luta, a fé, a força de uma família unida.

Grupo EmCena

Composto por 11 atores, sendo 5 profissionais com registro junto a delegacia regional de trabalho e 6 amadores, tem também em seu corpo técnico cinco especialistas em maquiagem cênica, cenografia, iluminação, sonoplastia e audiovisual, além de três produtores internos, sendo um artístico e dois executivos. A direção do espetáculo é do professor e ator Fernando Mikael formado pela Universidade Federal de Uberlândia e a direção geral do grupo, do dramaturgo Thiago Scalia diplomado em dramaturgia pela Universidade de Évora em Portugal, a adaptação do roteiro é de autoria do dramaturgo e bacharel em direito Henrique Macedo.

Serviço:

Data: 21 e 22 de abril
Horário: Dia 21, às 20h e dia 22 às 18h e às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco - Rua Santos Dumont , 517 Centro
Valores: R$30 inteira e R$15 meia.
Ingressos antecipados no site boapedida.com

Mais Informações: Ascom Grupo EmCena – 8813-6863 / 8854-7082
Fonte e imagens: Divulgação EmCena

Nenhum comentário: