quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UFU faz homenagem a Federico García Lorca


“A guitarra faz soluçar os sonhos/ O soluço das almas perdidas foge por sua boca redonda/ E, assim como a tarântula, tece uma grande estrela para caçar suspiros que bóiam no seu negro abismo de madeira”. (Poesia “As seis cordas”, de Federico García Lorca, extraída da "Antologia Poética", Editora Leitura S. A. - Rio de Janeiro, 1966, pág. 17, tradução e seleção de Afonso Felix de Sousa).

A obra de Federico García Lorca, um dos mais famosos poetas de língua espanhola, vai ser tema do Colóquio Internacional de Poesia e Dramaturgia organizado pela Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU). A proposta do encontro, que será realizado de 28 a 30 de novembro, no Campus Santa Mônica, é abrigar as diversas formas de diálogo entre poesia e dramaturgia, a fim de repensar sua tradicional complementaridade.

O colóquio vai promover conferências e mesas redondas com professores da Universidade de Nantes (França), Universidade de Colima (México) e das federais de Uberlândia, Goiás e Alagoas (veja aqui a programação). As discussões vão abordar temas como dramaturgia poética, angústia existencial e angústia criadora e poéticas de resistência: o mítico e político.

Lorca

Federico García Lorca (1898-1936) é um dos mais famosos poetas de língua espanhola do século 20. Socialista, escreveu poemas e peças teatrais célebres (A Casa de Bernarda Alba, Bodas de Sangue, Yerma). Em agosto de 1936, Lorca foi assassinado após ser preso por um deputado católico direitista que alegou que ele era "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver."

Fonte: Renata Neiva/UFU
Imagem: icicom.up.pt

Nenhum comentário: