quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Espetáculo “Homens” aborda universo masculino


A Mostra de Danças Negras 2011, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), traz a Uberlândia o espetáculo Homens, de Rui Moreira, a Uberlândia. A apresentação será no sábado (26), 21h, no Teatro Rondon Pacheco, e faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra. A entrada é franca.

“Homens” estreou em 2004 e originalmente foi dançado pelo elenco da Cia. SeráQ. de Belo Horizonte. Para a montagem de Uberlândia foram escolhidos seis bailarinos, com trajetória comprovada em técnicas corporais específicas e habilidades artísticas necessárias ao processo e um músico para interagir ao vivo com os dançarinos. Os artistas da área de dança e música foram selecionados através de convocação por edital público.

Na concepção do espetáculo, Rui Moreira organizou as experiências de um grupo criando textos coreográficos que abordam questões psicológicas e filosóficas “masculinas”. O ponto de partida são mitos como o de Narciso e símbolos como o espelho e o reflexo. Também são abordados sentimentos como orgulho e vaidade.

“O trabalho é exemplo de preciosa capacidade de articular informações, desafiar corpos e reorganizar partituras de dança em novos contextos. O conceito do coreógrafo DJ foi exercitado com maestria por Moreira”, comentou o jornalista e crítico de arte Carlinhos Santos, após o espetáculo, que também foi apresentado na 23ª edição do Festival de Dança do Triângulo.

O espetáculo tem a direção de arte, figurinos e cenário de André Cortez e iluminação de Telma Fernandes. Já a trilha sonora consiste de músicas e texturas eletrônicas e acústicas, compostas especialmente para o espetáculo pela banda mineira Mordeorabo, fundindo com citações à quinta sinfonia de Gustav Mahler, Adagietto, e com interferências musicais ao vivo. No elenco, Alysson Aparecido, Emerson de Jesus, Erickson Damasceno, Gustavo Henrique, Iago de Souza, Márcio Leandro e Rui Moreira se revezam no palco.

Sobre Rui Moreira

Envolvido pela dança artística e técnicas acadêmicas, Rui Moreira é um dos mais representativos bailarinos brasileiros. Intérprete com características pessoais e inconfundíveis. Traz em seu corpo as confluências e os contrastes da cultura brasileira. Bailarino, criador e intérprete, além da bem sucedida e premiada trajetória artística na área de promoção de eventos, fez a curadoria de vários eventos, como a Mostra de Dança Contemporânea Arte em Movimento (Belo Horizonte - 2004) e do Festival Internacional de Arte Negra (Belo Horizonte - 2003, 2005, 2006, 2007 e 2009).

Fonte: Secom/PMU
Imagem: norienderien.wordpress.com

Nenhum comentário: