sábado, 5 de novembro de 2011

Cineclube Cultura de novembro traz musicais de Fred Astaire

Um dos mais célebres atores e dançarinos do cinema norte-americano é destaque do Cineclube Cultura de novembro. Clássicos estrelados por Fred Astaire serão apresentados a partir do próximo sábado (5), em sessões gratuitas na Oficina Cultural, a partir das 20h.

O Cineclube Cultura é um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e acontece mensalmente com exibições de filmes que giram sempre em torno de um eixo temático. Em cada edição, o público tem a oportunidade de conferir produções de vários países que marcaram época.

Para iniciar a série de clássicos de Fred Astaire, serão exibidos neste final de semana os filmes: A Roda da Fortuna e O Picolino. Outros filmes serão apresentados nos dias 19, 20, 26 e 27. Confira a programação:

Cineclube Cultura – Novembro/2011 – Fred Astaire

Dia 5 – Sábado

A Roda da Fortuna (The Band Wagon, EUA, 1953)
Direção de Vincente Minnelli
Com Fred Astaire, Cyd Charisse, Oscar Levant, Jack Buchanan, Ava Gardner.

Nessa comédia musical, Tony Hunter é um astro do cinema em processo de desgaste e envelhecimento. Para dar uma guinada na sua carreira, ele aceita participar da montagem de um pequeno musical na Broadway escrito por dois amigos. O diretor do novo espetáculo confere ares modernos para a montagem e inclui a dançarina Gaby Gerard, com a qual Tony não se entende muito bem. Cor, 112 min.



Dia 6 – Domingo

O Picolino (Top Hat, EUA, 1935)

Direção de Mark Sandrich
Com Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton, Helen Broderick. Música e letras de Irving Berlin.

O dançarino americano Jerry Travers está ensaiando seu número num quarto de hotel em Londres. Seu sapateado acaba incomodando a bela Dale Tremont, a vizinha do quarto ao lado. Ela aparece para reclamar e, a partir daí, começa uma história de amor. P/b, 100 min.







Dia 19 – Sábado

Ritmo Louco (Swing Time, EUA, 1936)

Direção de George Stevens
Com Fred Astaire, Ginger Rogers, Victor Moore, Helen Broderick. Música de Jerome Kern e letras de Dorothy Fields.

Um dançarino e apostador viaja a Nova York para levantar a quantia necessária para poder se casar com sua noiva. Chegando lá, ele acaba se envolvendo com uma bela dançarina novata. P/b, 103 min.



Dia 20 – Domingo

Melodia da Broadway de 1940 (Broadway Melody, EUA, 1940)

Direção de Norman Taurog
Com Fred Astaire, Eleanor Powell, George Murphy, Frank Morgan.

Neste filme da série Melodia da Broadway, Fred Astaire e George Murphy são dois bailarinos que brigam, dançam, sapateiam e cantam, pela atenção da bela Eleanor Powell, tendo como destaque a música de Cole Porter. Essa foi a única vez que Powell e Astaire fizeram um filme juntos. P/b, 102 min.



Dia 26 – Sábado

Meias de Seda (Silk Stockings, EUA, 1957)

Direção de Rouben Mamoulian
Com Fred Astaire, Cyd Charisse, Janis Paige, Peter Lorre, George Tobias.

Ninotchka Yoschenko é uma adorável, porém rígida representante do governo soviético, que está em Paris para salvar seu camaradas dos perigos do Capitalismo. À primeira vista, seu sangue parece mais gelado que o inverno da Sibéria. Mas tudo pode mudar, quando Steve Canfield, um norte-mericano levemente impetuoso, cruzar o seu caminho. Adaptado de show homônimo da Broadway de 1955 e inspirado na comédia Ninotchka de 1939, estrelada por Greta Garbo. Músicas de Cole Porter. Cor, 117 min.


Dia 27 – Domingo

Ciúme, Sinal de Amor (The Barkleys of Broadway, EUA, 1949)

Direção de Charles Walters
Com Fred Astaire, Ginger Rogers, Oscar Levant, Billie Burke.

Josh Barkley e Dinah são casados. Há muito tempo ela pensa em trocar o sapateado pelas peças de teatro. Quando ela parte, Josh se esforça para tê-la de volta. Primeiro filme estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers após uma ausência de dez anos. À época, diziam que a história era um retrato fiel das tensões criativas compartilhadas por ambos na vida real.






Horário: 20 horas
Local: Oficina Cultural - Sala Roberto Rezende
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada Franca

Fonte: Secom/PMU
Imagem: fnac.pt / produto.mercadolivre.com.br
cineplayers.com / cotacota.com.br
livrariascuritiba.com.br / dublanet.com.br

Nenhum comentário: