quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Nacional da Consciência Negra


20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra. Em 2003, foi sancionada a lei 10.639/03 sendo instituída obrigatoriedade da inclusão da História da África e da Cultura Afro-brasileira no currículo das escolas pública e particular de ensino fundamental e médio. Na mesma lei também é determina que O DIA Nacional da Consciência Negra deverá ser incluído no calendário escolar.
A data é lembrada pela morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Líder da resistência negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
É um momento de reflexão, de reafirmarmos a nossa descendência como povo miscigenado que somos, filhos de negros africanos, índios e portugueses. A RAÇA É HUMANA. Não importa a cor da nossa pele, somos todos irmão e o mínimo que se espera é o RESPEITO. Há de se chegar o dia em que comemoraremos, não o dia do negro, do índio, mas sim, o dia da Humanidade, sem desigualdades, preconceitos e diferenças.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí meu caro Ronaldo, hoje em dia as criaturas quanto mais crescem, mas perdem o respeito pelo próximo e a si mesmo, precisamos sim e urgente de um dia para essa conscientização da humanidade.

Anônimo disse...

É isso aí meu caro Ronaldo, hoje em dia as criaturas quanto mais crescem, mas perdem o respeito pelo próximo e a si mesmo, precisamos sim e urgente de um dia para essa conscientização da humanidade. Cesar