segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A cultura da fé


É possível separar espiritualidade de religiosidade? Se levarmos em consideração que a religião é um meio pra se chegar à espiritualidade, chegaremos à conclusão que sim, é possível. A religião passa a ser um dos caminhos, mas não o único. As pessoas podem desenvolver sua espiritualidade de outras formas, além do exercício da religião.

A religião se torna, então, um mecanismo de devoção, de congraçamento, de união em prol de uma idéia ou fé. Não necessariamente a fonte de espiritualidade das pessoas. Há quem desenvolva sua espiritualidade em casa, longe de qualquer seita ou religião, somente através de livros, orações, meditações sem freqüentar qualquer igreja, templo ou salão de qualquer que seja a religião.

O que se vê hoje é um verdadeiro “mercado religioso”, onde cada um tenta agregar mais fiéis para as suas igrejas. Ora, fé não é algo que se compra no super-mercado, portanto a espiritualidade ou a fé pode ser compartilhada nas religiões, mas essas não são a sua origem.

A verdadeira espiritualidade ou a verdadeira fé vem de dentro do ser humano, separando-se em alguns momentos da religião ou religiosidade. Essa sim trata a fé e a espiritualidade como algo que é incorporado às pessoas somente através dela, que sem ela não é possível alcançar a paz espiritual.

Logicamente, em meio ao chamado mercado religioso, existem exceções em relação à instituições e também à pessoas. Essas recebem muito bem que os visita ou os freqüenta, e também deixa à vontade, caso não se sintam plenamente satisfeitos com o que encontram, sem recriminação ou intimidação.

Frases do tipo “somente aqui você encontrará a paz” são comuns, ligando a religião à espiritualidade de forma grotesca, como se fosse uma ameaça: “não venha e irá para o inferno”.

A espiritualidade está na fé de cada um, e cabe somente a cada um a escolha de seguir ou não uma religião que caiba mais na sua forma de pensar ou agir. A imposição não traz benefícios, somente deixa as pessoas mais inseguras em relação a qual caminho devem seguir. Isso deve ser combatido com muita paciência e respeito, pois podemos considerar esses “fiéis” vítimas de pessoas inescrupulosas, utilizando o nome de Deus ou de alguma entidade para enriquecer ilicitamente.

Nenhum comentário: