quarta-feira, 2 de julho de 2014

Análise semiótica do quadro “Amor Materno”


A Semiótica é utilizada em diversas formas de comunicação, verbal ou não verbal. Seja em um filme, uma música, uma conversa ou mesmo em uma pintura. Esse é o caso do quadro “Amor Materno”, quem compõe a exposição “Sentidos”, com telas e gravuras da artista plástica Fernanda Silva. O acervo ficou disponível para visitação nos dias 15 e 16 de maio na unidade do Guará das Faculdades Icesp Promove.

Segundo a artista, a Semiótica foi empregada na produção da tela.Carregado de significados, o quadro compõe o seu humor momentâneo , em que as cores fechadas do topo da pintura indicam um estado de espírito introspectivo, pesado. Durante conversa com uma amiga, que relatava um acontecimento pessoal, seu estado foi se modificando, tornando-se mais calmo, o que refletiu na parte inferior da tela que terminou com o rodapé em branco, representando sua paz de espírito ao término da conversa e da pintura.

“Eu estava em um bate-papo com uma amiga e comecei a pintar. Enquanto estávamos conversando fui colocando um azul, preto, verde, vermelho e esse branco no final, foi proposital”, explica Fernanda. Com significados distintos em uma mesma obra, é possível analisar a mudança de humor acompanhada pela diferença das cores e dos tons. A parte de cima, mais soturna, indica a angústia da artista. Esse sentimento foi se modificando, como pode ser percebido pela utilização de cores mais clara e vivas na metade inferior do quadro.Outro signo empregado na obra são as três flores no centro da pintura, que simbolizam os filhos da amiga. “Ela tem três filhos e eu fiz as três flores que os representam, o amor materno”. Para se fazer a análise semiótica do pintura, há de se atentar para três fases ou aspectos distintos.


Em princípio, percebe-se o traço simples, mas o destaque é para a composição de cores, que salta aos olhos. Neste momento, o objeto é caracterizado como ícone, já que as tonalidades passam frieza, tristeza, mesmo à primeira vista.Aprofundando-se um pouco mais, podemos distinguir o uso de tons mais claros no final, além destacar as flores que são, neste momento, apenas representação da planta propriamente dita, apesar de sua cor vermelha já indicar ou sugerir o sentimento de amor, bem como o formato insinuar um coração.Então, o quadro pode ser caracterizado como índice. Por último, é feita uma análise levando em consideração a convenção social e a vivência pessoal da artista, para confirmar os indícios da etapa anterior e afirmá-los como representações de sentimentos.Nesta última análise, o objeto passar a se caracterizar um símbolo. No caso específico, o amor da mãe pelos três filhos. O nome do quadro surgiu dessa relação entre mãe e filhos, captadas pela sensibilidade da artista.

Nenhum comentário: