sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Helena Manzan expõe Archetypo Art Araguaia na UFU


A artista plástica uberlandense, Helena Manzan, que há 10 anos reside na Itália, apresenta em Uberlândia a Mostra de Arte Archetypo Art Araguaia. A exposição será no hall principal da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Santa Mônica, entre 14 e 21 de outubro. Graduada em Artes Visuais pela UFU, onde trabalhou durante 10 anos na área de Programação Visual, Manzan exibirá pinturas digitais, vídeos e instalações.

O trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Rio Araguaia, na Amazônia, em parceria com o médico veterinário e professor da UFU, André Quagliatto, e a Universidade de Molise (Itália). Ao apropriar-se de locais para montar o ateliê ao ar livre, Manzan observa a rotina dos pesquisadores e acompanha o movimento de animais. Da sensibilidade da artista surgem obras como a instalação Cuore Libero, que traz os sons das batidas do coração de um jacaré.

Os materiais utilizados nos trabalhos são resquícios da natureza, como fragmentos de ossos, cipós, areia e barro. Na bagagem, Manzan carrega apenas uma máquina fotográfica, uma filmadora e tintas brancas. “Não levo nada, não traga nada”, explica a artista. Assim, o espectador é convidado a conhecer símbolos de um recorte do Brasil em que sons e cores se misturam num espetáculo no qual o meio ambiente é o protagonista.

Veneza

Helena Manzan participa, até 27 de novembro, da 54ª Bienal de Veneza 2011, intitulada Iluminações. São exibidas três obras da série Energia Animal, que também resultou da pesquisa desenvolvida no Rio Araguaia. O próximo passo será a participação em um documentário. As expedições despertaram o interesse de um cineasta italiano que vai registrar o trabalho dos pesquisadores na Amazônia. Manzan também foi convidada a expor suas peças no Aeroporto Internacional de Roma - Leonardo da Vinci, conhecido como Fiumicino, o mais movimentado da Itália.

A artista já realizou exposições no Brasil (Uberlândia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, entre outras cidades), Estados Unidos (Nova York), Inglaterra (Londres), Portugal (Lisboa), Rússia (Novosibirsk) e Alemanha.

Fonte: Renata Neiva UFU
Imagem: dirco.ufu.br

Nenhum comentário: