segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Congado reúne milhares de pessoas no centro de Uberlândia


O desfile da festa em homenagem à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi marcado por fé e celebração neste domingo (9). Vinte e cinco ternos de Congado de Uberlândia, além de convidados de cidades vizinhas, desfilaram pelo centro da cidade até chegarem à praça Rui Barbosa e ao entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Na chegada de cada terno, cantos e danças em louvor aos santos. Em dois momentos, foram erguidos mastros com imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para consagrar a proteção ao lugar da festa e às pessoas participantes da comemoração que existe há 135 anos.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, que participou do levantamento dos mastros, o Congado é um registro cultural do Município. “Aqui começou Uberlândia. Só na Igreja do Rosário são 101 anos de celebração e, a cada ano, a nossa festa tem uma representação maior e se identifica mais com toda a trajetória do nosso povo”, disse o prefeito.

Neste ano, a prefeitura preparou uma estrutura ainda melhor para acomodar principalmente as pessoas com mais idade, para que pudessem assistir à chegada dos grupos de terno. O espaço para a apresentação também foi ampliado.
Ao longo de toda a manhã, Pe. Sérgio Siqueira Camargo, da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, recebeu os ternos em frente à igreja. "Esta é uma festa tradicional, muito importante para a comunidade afrodescendente de Uberlândia", ressaltou.

Valdeci Anastácia de Souza, capitão do Terno Marujo Azul de Maio, do bairro Roosevelt, desfila há 18 anos no Congado e fez da devoção uma tradição familiar. “Meus filhos também participam há mais de uma década. Fazemos questão de estar aqui todos os anos para festejar o reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito”, contou.

A comemoração teve continuidade na tarde deste domingo, com o Encontro dos Festeiros na Praça Tubal Vilela, de onde os ternos saíram para a Igreja do Rosário. Os novos festeiros foram coroados e, logo após, uma procissão seguiu com as imagens dos santos.

Jeremias Brasileiro, comandante geral da Congada, destacou a importância da festa em manter a tradição, seguindo com a presença cada vez mais expressiva de crianças e adolescentes. "O Congado atua também como transformação sociocultural, possibilitando a esses jovens uma expectativa que os retira de condições de risco social através da fé e devoção", explicou Jeremias.

A pequena Natália Silva de Oliveira, de 4 anos, é exemplo desta tradição passada de pai para filho. O pais são integrantes do terno Moçambique de Belém e, desde o nascimento da menina, louvam à Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito pela graça concedida de livrá-la de uma anemia falciforme. “Todos os anos, nós trazemos a Natália vestida de anjo para a procissão em pagamento à promessa que fizemos em nome da saúde dela”, explica a mãe, Flávia da Silva, que considera a fé o lado mais importante da manifestação.

Segundo Carlos Silva Sousa, diretor da DiaAfro, a festa da Congada é uma manifestação não apenas religiosa, mas cultural, de tradição e resistência. "A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está sempre presente nesta manifestação tão ligada às nossas raízes e uma das maiores festas populares da cidade", afirmou.
Neste domingo, a festa da Congada foi encerrada com celebração de missa na Igreja do Rosário. Na segunda-feira (10), a manifestação continua a partir das 18 horas com a presença de todos os ternos na praça para agradecerem aos santos e se despedirem da festa.

Fonte: Secom/PMU
Imagem: PMU/Arípedez Luz/P10

Nenhum comentário: