terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Recepção da arte pós-moderna é discutida na UFU


Nos dias 15 e 16 de dezembro o Instituto de Letras e Lingüística (Ileel) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estará promovendo uma conferência, um mini-curso e um encontro com o professor de Teoria da Cultura Artística Hamlet Fernández Díaz, da Universidade de Havana (Cuba).

No dia 15, quarta-feira, das 14 ás 17 horas, será ministrado o curso “La recepción de l’arte postmoderna en el contexto universitário”, na sala 209 do bloco U, no Campus Santa Mônica. Às 20 horas, na Casa de Cultura, no bairro Fundinho, será realizado o “Encuentro con profesores, artistas y intelectuales”. No dia 16, acontecerá a conferência, dirigida a mestrandos de Teoria Literária, “Fundamentos para una teoría de la recepción de las prácticas artísticas postmodernas”, também no bloco U, no Campus Santa Mônica. As inscrições poderão ser feitas nos locais dos eventos.

A atividade faz parte do projeto de extensão “Aprendendo a ler textos literários em espanhol” em parceria como mestrado de Teoria Literária da UFU, coordenado pelas professoras Maria Ivonete Santos Silva e Antonia Javiera Cabrera Muñoz (ambas do Ileel) e apoiado pela Diretoria de Cultura (Dicult/UFU), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

“O projeto não é só da comunidade do Ileel, da UFU. É um projeto da comunidade externa também, dos intelectuais uberlandenses, das pessoas interessadas em Literatura Espanhola”, destaca Silva. “Hamlet Diaz vai tratar de um tema que é o ‘calcanhar de Aquiles” de toda teoria crítica literária, que é a questão da recepção. Como se recebe, hoje, a arte contemporânea? É uma das coisas mais difíceis, porque, na medida em que a Arte Contemporânea é uma arte extremamente remissiva a vários outros períodos da história, quando a pessoa não tem uma boa bagagem cultural, ou uma boa bagagem artística, geralmente ela se perde, ela aproveita muito pouco”, explica a professora.

Hamlet Díaz é licenciado em História da Arte pela Unviversidade de Havana e doutorando em Artes, nessa mesma universidade, com o tema “Recepção da arte pós-moderna no público universitário”. Nos últimos anos ganhou relevância na crítica de artes (Artes Plásticas e Cinema, principalmente) no âmbito cultural de Cuba. Em 2010, recebeu os prêmios de ensaio e resenha no “Concurso Guy Pérez Cisneros”, a mais alta premiação da crítica artística em Cuba, outorgado pelo Centro Nacional das Artes Plásticas do país. Artigos e ensaios de sua autoria têm sido publicados em importantes jornais científicos e culturais de Cuba e do Brasil.

Fonte: Dirco/UFU

Nenhum comentário: