sábado, 17 de setembro de 2011

Brecht é homenageado em edição especial do Cineclube Cultura


Durante o mês de setembro, o Cineclube Cultura apresenta algumas das principais obras do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertold Brecht (1898-1956) em sessões gratuitas na Oficina Cultural. As apresentações estão marcadas para os dias 17 (sábado) e 18 (domingo), sempre a partir das 20h, com entrada franca.

Brecht foi responsável pela mudança da função e do sentido social do teatro, usando-o como arma de conscientização e politização no período entre as guerras de 1914 e 1939. Criou peças como "A Mãe", "Homem por Homem", "Mahagonny", "Happy End" e "Santa Joana dos Matadouros" e se concentrou na crítica ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista. Também escreveu algumas montagens para o cinema e colaborou diretamente na realização de nove películas e 11 textos adaptados.

Confira a programação:

Cineclube Cultura – “Brecht no Cinema”

Sábado (17)
Os Carrascos também morrem (Hangmen also die, EUA, 1943)

*Ficha técnica: Direção de Fritz Lang
Com Hans Heinrich von Twardowski (Reinhard Heydrich), Brian Donlevy (Dr. Franticek Svoboda / Karel Vanek), Walter Brennan (Prof. Stephen Novotny), Anna Lee (Nasha Novotny). P/b,134 min. Roteiro de Bertolt Brecht.

*Sinopse: Um nazista é assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada.

Domingo (18)
Os mistérios de uma Barbearia (Mysterien eines Frisiersalons, Alemanha, 1923)

*Ficha técnica: Direção de Bertolt Brecht e Erich Engel
Com Blandine Ebinger (Frisiermamsell), Karl Valentin (Frisiergeselle), Erwin Faber (Professor Moras). P/b, mudo, 32 min.

*Sinopse: Um aprendiz de barbeiro, interpretado pelo ator cômico Karl Valentin, transforma uma barbearia numa sala de tortura dos clientes, que saem de lá carecas ou muito diferentes do que imaginavam.

A Vida de Bertold Brecht (Brecht – Die Kunst zu leben, Alemanha, 2006)

*Ficha técnica: Direção de Joachim Lang, 59 min.
*Sinopse: Premiado documentário que traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de imagens raras e entrevistas do dramaturgo.

Onde: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Secom/PMU
Imagem: eovideolevou.com.br

Nenhum comentário: