quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Boca de Cena terá novidades para o público


O projeto Boca de Cena de 2011 foi concebido em dois gêneros diferentes. As apresentações serão tanto nos tradicionais espetáculos de palco italiano, no teatro Rondon Pacheco, quanto em teatro de rua. A ideia do novo formato partiu da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e das sugestões da classe artística nos fóruns promovidos pela SMC.

No total, seis grupos participarão do projeto neste ano. Os trabalhos foram definidos por meio de um processo seletivo realizado em junho. Os grupos selecionados para se apresentarem no teatro Rondon Pacheco foram: Trupe de Truões, Athos de Teatro, Autônomos de Teatro e Di-Ferente. Para os espetáculos de rua, o público poderá conferir as peças de Grupontapé e Anjos da Alegria.

Além das apresentações, os grupos também farão vivências em que abordam a criação de seus espetáculos. Elas estão sendo realizadas desde o dia 9 e ainda terão apresentações nos dias 15, 16 e 20 de setembro, das 14h às 18h, na sala A4, na Oficina Cultural.

O projeto Boca de Cena divulga e incentiva os trabalhos teatrais dos grupos e artistas independentes e promove a circulação de seus espetáculos e a formação de público.

Confira as sinopses dos espetáculos:

Trupe de Truões – Calle
Sábado (17), às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Paulo Merísio

Sinopse: Inspirados nos projetos vividos por Sophie Calle – utilizados por Paul Auster na composição de uma personagem chamada Maria, do livro Leviatan, os atores da Trupe de Truões constroem então seus próprios projetos, a partir de quatro motes-chave: ruptura, nudez, melodrama e voyerismo.

Nossa experiência teatral é aliada às nossas idiossincrasias e navega-se sem medo entre realidade e poetização do real. Cada um do seu jeito, mas com inspirações nas experiências de Sophie Calle, no kitsch almodovariano, nos procedimentos dos viewpoints e no melodrama da Trupe; porque são estes elementos que nos motivam artisticamente na atualidade; porque é assim que nós somos.

Elenco: Amanda Aloysa, Getúlio Góis, Juliana Nazar, Maria De Maria, Ricardo Augusto, Ronan Vaz.

Di-Ferente – A Publicação do Pecado
Domingo (18), às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Ribamar Ribeiro

Sinopse: Uma notícia de jornal: Um Triângulo Amoroso. Vilela que ama Rita, que ama Camilo, que ama Vilela. Vilela: o esposo, Rita: a mulher e Camilo: o amigo. Uma trama intrigante envolta pelas revelações de uma cartomante. Verdadeiras ou falsas? A partir do conto de Machado de Assis, a Cartomante, na visão do diretor e dramaturgo Ribamar Ribeiro. Até que ponto a curiosidade é uma necessidade? Uma notícia ou uma verdade!

Elenco: Fredy Abreu, Guilherme Almeida, Ilmara Damasceno, Larissa Júlio, Susilene Feoli.

Autônomos de Teatro – O Feitiço
Sábado (24), às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Mário Piragibe

Sinopse: “O Feitiço” conta a história de um amor impossível entre o soldado Navarro e a bela dama Isabela. O casal está impedido de se unir por força de uma maldição lançada pelo Bispo de Áquila que nutre um desejo possessivo por Isabela. Navarro acredita que o único modo de quebrar esse feitiço é destruindo o bispo de Áquila. Pra isso contará com a ajuda do único homem que conseguiu escapar com vida das masmorras do castelo: O Rato. O espetáculo vem se desenhando sob a forma de um jogo cujas peças são movidas diante do público. O chão marcado em forma de grade evoca um grande tabuleiro que apresenta parte das regras. Do lado de fora circulam jograis e artistas-narradores que apresentam e embalam a história; dentro das linhas da grade-tabuleiro apresentam-se os personagens de trama, hieráticos e idealizados tipos da fábula identificados com peças de xadrez.

Elenco: Alexandre Nunes, Amanda Barbosa, Camila Thiago, Juliana Prados, Laís Batista, Lucas Mendes, Marcella Almeida, Tiago Pimentel, Victor Rodrigues, Wesley Nunes.

Athos de Teatro – Água Suja
Domingo (25), às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Narciso Telles

Sinopse: Água Suja é um espetáculo concebido a partir de várias leituras possíveis de um mesmo evento: os romeiros que se dirigem à cidade de Romaria – MG. A romaria não é a mesma para cada um deles podendo representar dor, sacrifício, mas também, gratidão e alegria em uma festa onde os atores buscam um sentido de mediação entre os objetos sagrados e os ritos em um jogo entre a memória e a utopia.

Elenco: Guilherme Almeida, Flavio Goulart, Ana Maria Rodrigues e Ilmara Damasceno.

Anjos da Alegria – Cata, a megera
Domingo (25), às 10h
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida
Direção: Marcelo Briotto

Sinopse: A história gira em torno da indomável Catarina e Petruchio um fidalgo de Verona. Um mercador de Pádua, Batista Minola, é muito rico e possui duas filhas para casar. Todos sonham com Bianca a mais nova, obediente e doce. Mas o pai só permite seu casamento se a mais velha casar antes. No entanto, Catarina é geniosa, petulante e não se deixa dominar. Assim o pretendente de Bianca vê sua chance aparecer, quando Petruchio chega a cidade disposto a casar com qualquer megera contanto que seja rica. Mas não será fácil pois Catarina é indomável e sua fama de megera não é em vão.

Elenco: Amanda Aloysa Alves, Emilliano Freitas, Guilherme Almeida, Guilherme Calegari, Marcelo Briotto e Rose Battistella.

Fonte: Secom/PMU
Ilustração: festivalruinascirculares.blogspot.com

Nenhum comentário: