quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ônibus Biblioteca facilita o acesso da comunidade aos livros


O novo Ônibus Biblioteca, veículo adaptado que circula pelos bairros para facilitar o acesso da comunidade aos livros, estacionou nesta quinta-feira (19), na praça Theodora Santos, no bairro Jardim das Palmeiras. Foi a primeira parada da biblioteca itinerante. Quem foi conhecer o ônibus de perto pôde conferir a apresentação da Banda Municipal e do palhaço Siriguela, do grupo Bonecarte TV, que animou as crianças do Centro Educacional Evoluir com brincadeiras e contação de histórias.

Moradores do bairro e estudantes formaram fila para abrir ficha de cadastro. A dona de casa Cecília Chaves levou a filha Íris, de 9 anos. “Minha filha insistiu para eu vir fazer o cadastro porque ela adora ler, além de precisar de livros para fazer trabalhos escolares. Às vezes é difícil arrumar tempo para ir à biblioteca, mas com o ônibus aqui no bairro não tem desculpa”, disse.

Íris levou para casa dois livros: “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles e “O Papagaio Come Muito, o Periquito Leva a Fama”, de Ricardo Azevedo. “Achei bem divertido pegar livros dentro de um ônibus. Quero voltar mais vezes e levar outros livros emprestados. Gosto principalmente daqueles que falam sobre vida animal“, revela Íris.

A aposentada Ivanilde Silva estava tão entusiasmada quanto a neta Yasmin, de 9 anos. “Leio desde Machado de Assis a Zíbia Gasparetto. São pelo menos quatro livros por mês, sempre com empréstimos feitos na biblioteca. Com o ônibus aqui, facilita muito a minha vida”, disse a dona de casa.

O novo Ônibus Biblioteca possui um acervo de mais 1800 livros, guarda-livros, revisteiro, armário, mesa para monitor e cadeira, internet sem-fio, bebedouro elétrico, alarme, cobertura externa (toldo), aparelhos de ar-condicionado e exaustor. O veículo foi adaptado com piso em compensado de madeira antimofo, revestido com manta de PVC, resistente à fricção e rasgo e à prova de umidade.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Denise Carvalho, o acervo do novo Ônibus foi todo informatizado para que em breve os usuários possam consultar de qualquer lugar via Internet os títulos disponíveis para empréstimo. “É um processo que está sendo executado em todo o sistema da Biblioteca Pública Municipal para proporcionar à população ainda mais comodidade no acesso à leitura”, destacou.

O Ônibus Biblioteca atende 10 bairros da cidade, de segunda a sexta-feira. Em cada local, permanece um dia, das 9h às 13h. A intenção, segundo a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs é ampliar o atendimento. “O antigo ônibus não será desativado. O veículo passará por reforma completa e também será adaptado. Com isso, iremos dobrar a quantidade de bairros atendidos”, afirmou.

Projeto Ônibus Biblioteca

Criado há 24 anos, o projeto Ônibus Biblioteca faz parte do Programa “Ler com Prazer”, da Secretaria Municipal de Cultura, que estimula a leitura e possibilita a difusão do livro, através da descentralização dos serviços bibliotecários.

O usuário pode pegar no máximo três livros de cada vez e é necessário apresentar a carteirinha da biblioteca. Quem não tiver pode fazer o documento no próprio ônibus. Basta apresentar o CPF e o comprovante de endereço. Se a pessoa for menor de idade, deve ir acompanhada do responsável. Os empréstimos são feitos por um prazo de 15 dias, quando o veículo retorna ao local para o usuário devolver o livro, fazer a renovação do empréstimo ou levar outros títulos.

Itinerário Ônibus Biblioteca – Agosto

Dia 20 – Bairro Liberdade: Praça Alarico Assunção

Dia 23 – Bairro Segismundo Pereira: Praça do Centenário

Dia 24 – Bairro Nossa Senhora das Graças: Rua Iguaçu (altura do nº 640)

Dia 25 – Bairro Tancredo / Planalto: Rua Denizard Ferreira Sá (esquina com a rua Maria Abadia Mamede)

Dia 26 – Bairro Dona Zulmira: Rua das Violas (ao lado da Escola Municipal Guarda Antônio Rodrigues Nascimento)

Dia 27 – Bairro Tocantins: Rua Joaquim Ferreira Rodrigues (ao lado da Escola Municipal Boa Vista)

Dia 30 – Bairro Laranjeiras: Rua Togo (ao lado do Caic Laranjeiras)

Fonte: Secom/PMU/Rosana Terra

Um comentário:

Marco Monteiro disse...

Muito show essa iniciativa!