terça-feira, 3 de agosto de 2010

Laboratório de restauração de documentos do Arquivo Público Municipal começa a funcionar em agosto


No próximo mês, o laboratório de restauração do Arquivo Público Municipal começa a funcionar. O espaço é considerado essencial para aumentar o tempo de vida útil de diversos tipos de papeis oficiais e publicações.

“A restauração de documentos é um trabalho minucioso que só alguém especializado pode fazer. Felizmente, conseguimos suprir essa carência com a efetivação de uma profissional que está nos ajudando a organizar o laboratório. Já temos alguns equipamentos e materiais e esperamos adquirir o restante nas próximas semanas para abrir o espaço no mês de agosto”, afirmou a administradora do Arquivo Público, Carla Oliveira Rezende de Abreu.

Juliana Pavesi, técnica em conservação, com especialização em restauração de obras de arte na Itália foi contratada para o serviço de restauração. Juliana também fez curso de restauro de papeis por meio da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Juliana tem um grande desafio pela frente. “Encontrei muitos documentos em bom estado de conservação, mas outros precisam de uma manutenção urgente. Com o laboratório em funcionamento, vamos proporcionar à população o acesso a documentos em melhor estado de conservação “, disse.

Investimentos

Nos últimos dois anos, o Arquivo Público Municipal recebeu importantes investimentos da Prefeitura. Um deles foi a transferência do espaço para uma área de dois mil metros quadrados no bairro Brasil. Para o mesmo local, foi transferido também o Centro de Documentação (Cedoc), órgão sob a gestão da Secretaria Municipal de Administração que armazena documentos por um período determinado, podendo ser eliminado ou transferido para o Arquivo Público. Além de melhorar a infraestrutura, a mudança facilitou à população o acesso à informação pública.

Outras ações contribuíram para melhorar a preservação dos documentos, como a instalação do arquivo deslizante, que se movimenta sobre trilhos e reduz em 75% a utilização do espaço para armazenar os documentos. Foi adquirida ainda uma mesa de higienização – móvel adequado para o tratamento físico e desinfecção dos materiais antes de ser armazenado nos arquivos. Também foi instalado um sistema para modernizar os processos de arquivologia. A Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais (GSDIM), implantada em setembro de 2007, é um conjunto de procedimentos e operações técnicas padronizadas, baseado em princípios de Arquivologia, para integrar as informações dos órgãos municipais que produzem documentos.

Com a GSDIM, as secretarias e autarquias selecionam documentos para arquivamento de forma estruturada, seguindo um quadro de classificação e uma tabela de temporalidade que indica o destino correto de cada documento e seu período de permanência. “Depois de muito tempo, o Arquivo Público volta a receber documentos da Prefeitura graças a esse sistema. Só no primeiro semestre desse ano, recebemos um volume de 1.500 caixas de registros de várias secretarias”, destacou a administradora do Arquivo Público, Carla Oliveira Rezende de Abreu.

Documentos e publicações raras estão no Arquivo Público

Estão sob sua custódia do Arquivo Público diversas coleções como mapas, manuscritos, fotografias e revistas provenientes de instituições ou pessoas da comunidade. “É uma fonte riquíssima da história de Uberlândia, onde é possível encontrar tanto papeis oficiais quanto publicações literárias importantes e raras, algumas delas datadas do final do século XIX”, afirmou a diretora da Divisão de Memória e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Valéria Queiroz Cavalcante.

Curiosidades do acervo: - Livros de atas e processos da Câmara Municipal, sendo o mais antigo documento de 1892;
- “Uberlândia Ilustrada” - Revista produzida do professor Jerônimo Arantes, memorialista que se dedicava ao estudo da cidade e que publicou a série entre as décadas de 40 e 60;
- Acervo de jornais, com exemplares raros a partir de 1907;
- Acervo de fotografias com mais de quatro mil imagens, além de negativos de vidro usados no final do século XIX.

Arquivo Público Municipal
Funcionamento:

De segunda à sexta-feira das 8h às 17h
Rua Natal, 935 - Bairro Brasil
Telefones: (34) 3232-9022 / (34) 3232-4744

Fonte: Secom/PMU/Rosana Terra

Nenhum comentário: