sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vida, reino das águas



Por José Reis

A água é uma das substâncias mais simples, porém a mais importante e vital. Sabemos que todas as reações que acontecem no nosso organismo, são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância. Sem ela a vida não existiria.

O líquido amniótico tem uma importância maior na vida do seu bebê que provavelmente você imagina. É uma das funções vitais do feto. Além de preencher a bolsa, auxilia na alimentação do feto e reduz o impacto no caso de quedas. Quando está no volume normal, ajuda o bebê fazer movimentos e exercitar as articulações. Até o quarto mês de gestação, é produzido pela placenta e membranas que envolvem a bolsa. Mas, a partir do quinto, é feito pelos rins do bebê, exercitando os aparelhos: digestivo e respiratório da criança.

Dentro do organismo adulto, a água tem a função de regular à temperatura do corpo, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo e auxiliar no transporte de nutrientes até as células. Auxilia na prática de esportes, ajudando a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga muscular, ajuda a diminuir a sensação de fome, melhora a circulação sangüínea auxiliando, portanto no tratamento de celulite e combatendo a flacidez.

Os cabelos e a pele também agradecem quando o corpo é reabastecido com esse líquido cristalino e refrescante. 60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas, esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamos desidratando aos poucos. É como diz Michael Sullivan: “no reino das águas, a vida é uma ilha, e todos os seres no fundo são partes da mesma família”.

Crie o hábito de estar sempre próximo de um copo d’água. Para quem possui uma dieta balanceada recomenda-se de 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser reduzida em função da ingestão de sucos e frutas e é uma das formas mais baratas e eficazes de prevenir doenças.

Pense nisso!

Publicado no jornal "Fronteira Regional" edição de nº. 57 de 20/07/2010

www.ambientedagente.blogspot.com

Nenhum comentário: